Venda de veículos cresce em julho

Em julho, foram vendidos no país 174,5 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus

Por Marli Olmos — Valor Econômico – 05/08/2020

Apesar de o ritmo de vendas de veículos novos estar bem abaixo do que era antes da pandemia, o resultado de julho surpreendeu os concessionários. A média diária de emplacamentos no mês passado ficou 19% acima de junho, quando o mercado de carros iniciou uma recuperação depois de dois meses praticamente parado.

Em julho, foram vendidos no país 174,5 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. Isso representou queda de 28,37% na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave), que representa os concessionários.

Em junho, a média diária de licenciamento de veículos foi de 6,3 mil unidades. Em julho, subiu para 7,5 mil. Antes da pandemia as médias diárias de emplacamento de veículos giravam em torno de 12 mil veículos.

Para Alarico Assumpção Jr., presidente da Fenabrave, o número reflete “um novo normal”. A aprovação de crédito também tem sido um dos fatores positivos. Segundo o presidente da entidade, a cada dez pedidos aos bancos, sete têm sido aprovados, em média.

A reabertura do comércio também pode ter levado às concessionárias clientes que tinham planejado a troca de carro no primeiro semestre, mas adiaram a compra. O gerente de vendas da Amazon, concessionária Volkswagen de São Paulo, Marcos Leite conta que em julho a loja chegou a registrar falta de alguns modelos. “Além do represamento dos negócios durante o período da quarentena, a baixa rentabilidade de aplicações financeiras, a impossibilidade de viajar e a prorrogação da isenção de IOF nos financiamentos também serviram de atrativo.”

No acumulado do ano, a venda de 983,2 mil unidades representou retração de 36,63% em relação aos primeiros sete meses de 2019. Segundo Assumpção Jr, “o índice de confiança começou a melhorar”.

No segmento de caminhões, o destaque continua por conta dos modelos pesados, que registram demanda para o transporte, sobretudo, de grãos. A venda total de caminhões de janeiro a julho – 47 mil unidades – ficou 15,6% abaixo do mesmo período de 2019.
A Fenabrave mantém previsão de queda de 36,4% nas vendas de veículos novos neste ano, o que soma 1,7 milhão de unidades.