Venda de veículos na internet deve crescer 20%

Mário Tonocchi

Depois de um começo relativamente tímido, segmento foi ganhando força ao longo do tempo, com mais usuários e investimentos de grandes grupos financeiros, como o ABN Amro. Agora, o Itaú também tem portal

O montante movimentado com a venda de veículos pela internet deve alcançar R$ 9 bilhões neste ano, o que representa um crescimento de 20% em relação ao ano passado, quando o total chegou a R$ 7,5 bilhões. Para se ter uma idéia da expansão desse mercado, em 2002 o faturamento não passava de R$ 2,9 bilhões. Os números são da consultoria especializada em internet e-consulting, que periodicamente apura o Índice de Varejo Online. O segmento de automóveis é um dos que fazem parte do indicador.

Atualmente, a venda de veículos pela internet representa 3% do faturamento total da indústria automobilística brasileira, de acordo com Daniel Domeneghetti, um dos sócios da e-consulting. No ano passado, os veículos novos comercializados pela rede por montadoras, revendedores e concessionárias representaram 43,3% do varejo eletrônico do segmento, com um total de R$ 6,4 bilhões (17,18% mais que no ano anterior).

E a tendência é de que o ritmo de expansão se mantenha ao longo deste ano. “Esse crescimento está baseado principalmente na entrada da classe C no mercado”, observou Domeneghetti.

Nesse cenário favorável, a concorrência está cada vez mais acirrada, a exemplo do que ocorre no comércio tradicional. A avaliação é do diretor da Carsale, Jorge Sakamoto. Criado no portal UOL em 2001, o site especializado em vendas de veículos hoje é uma empresa independente. “Diferentemente de outros sites de vendas de veículos, o Carsale não é apenas uma página de classificados de carros. Escolhemos a melhor oferta no mercado e colocamos no site”, afirmou Sakamoto.

No site, que atualmente recebe 25 mil visitas de usuários únicos por dia, de acordo com o diretor, o cliente escolhe o carro, compara com outros modelos zero-quilômetro, monta o pacote de opcionais e indica o local onde quer receber o produto. “No caso de veículos usados, ainda é mais difícil vender pela web. Isso porque os clientes ainda querem analisar o carro pessoalmente”, destacou o diretor.

Novo portal – A venda de carros pela internet tem conquistado cada vez mais novos investidores. O banco Itaú, por exemplo, lançou, na semana passada, o portal de classificados iCarros, também sob o domínio do UOL.

Sylvio de Barros, diretor-superintendente do novo negócio do banco, afirmou que a motivação é o impressionante potencial de milhões de usuários que a internet tem hoje no Brasil. “O site é uma ferramenta de gestão para as revendedoras. Elas poderão divulgar seu estoque de carros 24 horas por dia em todo o Brasil e atualizá-lo a qualquer momento”, destacou o superintendente. O banco, naturalmente, quer ganhar com os financiamentos das operações. A expectativa do banco Itaú é de que, até o fim do ano, o iCarros tenha três milhões de usuários e cerca de 100 mil carros disponíveis para venda.

Criado em 1995 e comprado pelo banco ABN Amro em 2002, o site WebMotors é um dos maiores portais brasileiros do segmento automotivo, com aproximadamente 30% de participação do mercado. São 8,5 milhões de visitantes e 200 mil ofertas por mês, de acordo com José Onofre de Araújo Neto, vice-presidente da empresa.

O segredo para as vendas de carros usados no site, na avaliação do executivo, é a garantia de segurança que o sistema do ABN Amro oferece, além da facilidade de comparação entre preços de veículos. “Sempre recomendamos aos nossos clientes internautas que qualifiquem as ofertas encontradas em nosso site”, disse Araújo Neto. As vendas dos veículos do WebMotors são realizadas nos revendedores.

Fonte: Diário do Comércio