Venda de veículos novos no país bate recorde em abril e no ano

                                             TATIANA RESENDE
DE SÃO PAULO

As vendas de veículos novos bateram mais um recorde no acumulado do ano, atingindo 1,114 milhão de unidades emplacadas no primeiro quadrimestre, segundo os dados obtidos pela Folha, superando a melhor marca até então, de 2010 (1,066 milhão), com expansão de 4,6%.

Considerando apenas abril, foram licenciados 289,2 mil automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, com o resultado também atingindo uma nova marca para o mês. O dado aponta crescimento de 4,1% no confronto com o mesmo intervalo no ano passado, mas redução de 5,5% ante março.

Na tentativa de conter a inflação, o governo federal elevou no úlitmo dia 8 a alíquota de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) na concessão de crédito para pessoas físicas com prazo igual ou superior a um ano, que passou de 1,5% sobre o valor do financiamento para 3%.

A medida inclui o parcelamento para a compra de automóveis, o que pode levar mais consumidores a optarem pelo leasing em vez do CDC (Crédito Direto ao Consumidor), mas ainda não há dados disponíveis para avaliar se houve essa migração.

Fonte: Folha Online