Venda de veículos novos tem melhor fevereiro da história

Durante o mês, foram comercializadas 346.183 unidades, crescimento de 33,73% em relação a fevereiro de 2007

Beth Moreira – Agência Estado

SÃO PAULO – As vendas totais de veículos novos no varejo cresceram 33,73% no mês passado em relação a fevereiro de 2007, totalizando 346.183 unidades, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 4, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Segundo a entidade, os resultados de fevereiro e do acumulado do ano são os melhores da série histórica do setor.

No primeiro bimestre do ano, o setor registrou expansão de 32,76% nas vendas, totalizando 713.273 unidades, em relação ao mesmo período do ano anterior. Os números incluem automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários. Na comparação apenas com janeiro deste ano, as vendas totais caíram 5,7% em fevereiro, resultado do número menor de dias úteis.

O Brasil ganhou uma posição no ranking mundial de fabricantes de veículos em 2007, passando para o sétimo lugar. Com 2,97 milhões de unidades, o País ocupa posição que antes pertencia à Espanha e deve galgar novas vagas este ano, se concretizar a produção prevista pelas montadoras, de 3,2 milhões de veículos. Em volume de vendas, o País está em oitavo lugar, com chances de pular para a quinta posição.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, os três mercados que estão logo à frente do Brasil – Reino Unido, Itália e França – estão em queda, enquanto as vendas no mercado brasileiro devem crescer 17,5% este ano, depois de um aumento de 28% no ano passado. O País vendeu 2,4 milhões de veículos em 2007 e projeta 2,9 milhões para 2008.

Schneider ressalta que o crescimento das vendas de carros no País tem a ver com as condições macroeconômicas bem estruturadas, com o índice de confiança do consumidor, com a massa salarial e condições de crédito. Entre os produtores de veículos, em 2007 o Brasil ficou atrás do Japão (11,5 milhões veículos), Estados Unidos (10,7 milhões), China (8,8 milhões), Alemanha (6,2 milhões), Coréia do Sul (4 milhões) e França (3 milhões).

Em consumo interno, o País perde para EUA (17 milhões), China (8,8 milhões), Japão (5,3 milhões), Alemanha (3,4 milhões), Reino Unido (2,8 milhões), Itália (2,7 milhões) e França (2,5 milhões).

Fonte: Agência Estado