Vendas caem 34% em novembro

Auto Informe | 18/11/2008 – 13h40

Com a pior média diária do ano, novembro deverá registrar uma queda de 34%, conforme projeção baseada nas vendas da primeira quinzena do mês. Dados preliminares do Renavam apontam vendas de 83.787 unidades de carros e comerciais leves nos primeiros dez dias úteis do mês (novembro tem 20 dias úteis, incluindo o dia da Consciência Negra, feriado em São Paulo e outras cidades mas dia normal na maior parte do País).
É preciso considerar dois aspectos. O volume de vendas diárias, de 8.379 unidades, é o pior do ano, mas o patamar de oito mil carros por dia só foi conquistando no segundo semestre do ano passado. Antes disso, as vendas eram bem inferiores a isso.

Outra coisa é que os R$ 8 bilhões aplicados nos bancos das montadoras já começaram a ter efeito no mercado e a tendência é aumentar a oferta de crédito, o que vai alavancar as vendas.

Enfim, o mercado acredita que o tropeço já fez o seu estrago e que a situação está voltando à normalidade: que é traduzida por juros abaixo de 2% e a volta do prazo de 60 meses para a compra do carro zero.

Fonte: Webtranspo