Vendas crescem em fevereiro. Março deve ser melhor.

As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus foram de 199.402 unidades em fevereiro, com um aumento de 0,95% sobre janeiro e queda de apenas 0,72% em relação ao mesmo mês de 2008. Vale lembrar que o resultado foi obtido em dezoito dias úteis (foram vinte em janeiro) e sob a vigência da redução do IPI, zerado para veículos com motor de mil cilindradas. No dia 31 de março o incentivo deixa de existir se o governo não definir a prorrogação.

As vendas de veículos leves foram puxadas pelos comerciais leves, que avançaram 13,95% em relação a janeiro. Os automóveis caíram 1,75%. Já o mercado de caminhões continua derrapando, com 6.472 unidades comercializadas, avanço de apenas 1,30% em relação a janeiro e uma queda de 20,71% em relação a fevereiro do ano passado. Situação ainda difícil enfrenta o segmento de motociclos, que comercializou 106.729 unidades, caindo 13,97% sobre janeiro e 23,28% sobre fevereiro de 2008.

Melhor que lá fora

O mercado interno vai bem em comparação com outros países. Em fevereiro, as vendas despencaram novamente nos Estados Unidos, caindo até 50% para algumas marcas. Na Itália declinaram 24,45%. No Japão e na Coréia os resultados não foram melhores e a crise se estende por diversos outros países.

Retomada em março

Março deve trazer um alento aos fornecedores de componentes para os fabricantes de veículos. Alguns deles já trabalham de forma acelerada para atender as encomendas e acreditam que as vendas serão boas este mês.

Enquanto o governo mantém suspense sobre a renovação ou não do corte no IPI, o mercado viverá dias quentes em março. Como já alertou o presidente da Fenabrave, Sergio Reze, a tabelas podem ter aumento da ordem de 10% a 12% se o governo recuar nos benefícios – 7% em função do IPI e outra parte pelo fim das promoções no varejo.

Se o governo for sensível ao alerta da Fenabrave, já reforçado pelo esforço nos bastidores promovido pelas montadoras, prorrogará a redução do IPI. Não se sabe, porém, se a intensidade da redução será a mesma. Afinal, o Tesouro anda preocupado também com a redução na coleta de impostos.

As vendas de automóveis foram lideradas pela Volkswagen, com 27,28% de participação no mercado. Vieram a seguir a Fiat (23,95%), GM (18,27%), Ford (11,06%), Renault (4,54%) e Honda (4,5%). A Fiat manteve a dianteira entre os comerciais leves, com 21,59% do segmento, seguida da GM (20,49%), Ford (14,68%), Volkswagen (11,72%), Mitsubishi (7,29%), Hyundai (6,76%), Toyota (5,25%).

A Volkswagen obteve 33,07% de participação no segmento de caminhões, com o segundo lugar cabendo à Mercedes-Benz (27,18%) e o terceiro à Ford (19,73%). Entre os ônibus a Mercedes-Benz ficou com 49,97%, a Volkswagen com 22,18% e a Marcopolo com 21,61%.

A Honda vendeu 69,20% do total do segmento de motos em fevereiro. A Yamaha teve 12,52% e a Suzuki 6,83%.

Os dez mais vendidos

Veja o ranking dos automóveis mais vendidos em fevereiro:
Gol – 21.073
Palio – 12.754
Uno – 11.094
Celta – 9.306
Corsa sedan – 8.790
Fox/CrossFox – 8.421
Ka – 5.652
Fiesta- 5.153
Voyage – 5.024
Siena – 4.828
Fonte: Automotive Business