Vendas da Toyota caem 11,5% em junho

É a primeira grande queda significativa desde que a marca superou a GM no mercado mundial

Thiago Vinholes

A Toyota Motor Corp. divulgou hoje o balanço de suas vendas referentes ao último mês de junho e o volume da metade do ano. Comparado ao desempenho de maio, a Toyota sofreu uma queda significativa de 11,5 %, enquanto que o montante total registrado nos seis primeiros meses deste ano diminuiu 6,2% em relação a quantia somada em 2007. Apesar dos percalços, o fabricante japonês continua na liderança no mercado mundial de automóveis.

O segmento mais afetado foi o de picapes, que registrou uma vertiginosa baixa de 31,1%. Reflexo da alta dos preços do petróleo nos Estados Unidos. Outro modelo bastante afetado foi o híbrido Prius, que anotou uma queda de 25%. A Toyota afirma que a baixa nas vendas do modelo se deu por conta da dificuldade no fornecimento de baterias de lítio para o carro.

A Lexus, divisão luxuosa da Toyota, viu suas vendas caírem 16,6% em junho. A Scion, outra marca do grupo cujo foco é o público jovem, obteve um pequena alta de 0,3 %. Nos seis primeiros meses deste ano a Toyota vendeu 1.240.086 veículos, sendo 193.234 em junho, números considerado baixos se comparado aos resultados dos últimos dois anos.

Fonte: Auto Esporte