TÓQUIO – As vendas globais de veículos da Volkswagen caíram 11,4 por cento no primeiro trimestre, mas ganhos de participação de mercado podem fazer a montadora alemã superar a japonesa Toyota Motor como líder em vendas no mundo.
Incentivos de governos em importantes mercados estimularam a demanda por veículos do grupo alemão, limitando a queda nas vendas da empresa, apesar do declínio de mais de 20 por cento do setor automotivo mundial.
As vendas de 1,39 milhão de veículos da Volkswagen no primeiro trimestre –excluída a fabricante de caminhões Scania, mas considerando ônibus e caminhões da marca por dois meses– resultaram em uma participação de 11 por cento no mercado global, acima dos 9,7 por cento do ano passado, informou a companhia em um comunicado.
Já a Toyota não forneceu uma projeção para as vendas no varejo, mas sua última previsão para o primeiro trimestre de 2009 foi de 1,23 milhão de veículos, 47 por cento menor frente ao ano passado.
A Volkswagen –com nove marcas de carros e caminhões, incluindo Audi, Skoda, Seat e Scania– tem o objetivo de ultrapassar a Toyota e a General Motors para se tornar a maior montadora do mundo até 2018 –meta inicialmente recebida com ceticismo.
Mas o aprofundamento da recessão e a crise de crédito enfraqueceram a demanda nos principais mercados da Toyota. As vendas nos Estados Unidos caíram 38 por cento entre janeiro e março, enquanto no Japão recuaram 24 por cento.
A Volkswagen, entretanto, está se beneficiando dos planos de estímulo do governo para o segmento automotivo, que incentivaram as vendas na Alemanha, China e Brasil. Os três países juntos responderam por 44 por cento das vendas da empresa no ano passado.
Na Alemanha, novos emplacamentos de marcas do grupo Volkswagen subiram 19 por cento no primeiro trimestre, para cerca de 282 mil unidades. As vendas da Toyota subiram 43 por cento, mas sua fatia de mercado é de apenas 4,4 por cento, enquanto um em cada três veículos novos vendidos no país são fabricados pela montadora alemã.
“A Volkswagen tem a sorte de ser forte nos mercado que atualmente estão crescendo, enquanto a Toyota está exposta aos que estão em colapso”, disse Ferdinand Dudenhoeffer, diretor do Centro de Pesquisa Automotiva em Gelsenkirchen.
A Toyota, que se destacou de maneira significativa em relação a todas as outras montadoras em 2008, tem sofrido com a queda das vendas na China, seu terceiro maior mercado, de janeiro a março deste ano. Já a Volkswagen avançou 6 por cento no país durante o mesmo período.
No primeiro trimestre do ano passado, o grupo alemão entregou 1,57 milhão de veículos, um terço a menos do que os 2,41 milhões da Toyota, incluindo unidades de veículos compactos e caminhões da Daihatsu e da Hino.
A Volkswagen confirmou projeções de declínio de 10 por cento nas vendas globais em 2009.
“A Volkswagen é um grande concorrente para a Toyota”, afirmou Koji Endo, analista do Credit Suisse, em Tóquio.
Fonte: O Estado de São Paulo