Vendas da VW caem 21,3% no mundo, mas sobem 1,3% no Brasil

Apesar da queda, montadora aumentou participação em mercados.

Agência O Globo/EFE – 11/2/2009 – 09h19

SÃO PAULO – A montadora de automóveis alemã Volkswagen vendeu, em janeiro, 382 mil veículos em todo o mundo, 21,3% a menos do que no mesmo período de 2008, devido à queda da demanda provocada pela crise econômica. O Brasil foi o único mercado principal onde as vendas cresceram a comparação, em 1,3%.

O diretor de vendas da maior fabricante automobilística da Europa, Detlef Wittig, disse que “em mercados importantes pudemos aumentar nossa fração de mercado”.

No entanto, ele admitiu que o retrocesso geral do mercado automobilístico em janeiro mostra que uma melhora da crise econômica vai demorar.

A fração de mercado da Volkswagen na Alemanha subiu de 32,2% em janeiro de 2008 para 32,9% em janeiro de 2009, embora tenha vendido 17,7% veículos a menos -53.300, no total.

Ela também aumentou suas participações ns mercados da Europa ocidental (de 18,7% para 20,1%) e nos Estados Unidos (de 2% para 2,7%), na mesma comparação.

Da mesma forma, nos EUA, embora sua fatia de mercado tenha aumentado, as vendas também caíram, em 17,3%, ficando em 17.600 veículos.

O mercado brasileiro foi o único país onde a VW vende na casa das dezenas de milhares de veículos a registrar crescimento de 1,3%, em relação a janeiro de 2008, com as vendas chegando a 47.600 automóveis.

Fonte: Diário do Comércio