Vendas de autos usados caem 50% no Grande ABC

Vivian Costa
Do Diário do Grande ABC

As lojas de carros usados do Grande ABC registraram quedas de vendas neste último mês. Segundo empresários, as vendas caíram cerca de 50% em outubro, ante setembro. Para eles, o maior motivo da crise é a mudança da política de crédito por parte das instituições financeiras que mudaram os critérios de avaliação e estão liberando menos créditos.

Para Luís Ricardo dos Santos Moreira, proprietário da X Motors, que fica em São Bernardo, antes era mais fácil conseguir crédito. Tem perfil que agora não consegue mais, como por exemplo um autônomo. Antes se ele desse 10% do valor do automóvel e comprovasse rendimento mensal em extratos tinha o financiamento aprovado, hoje não mais. Ele afirma que suas vendas caíram 50% este mês, se comparado a setembro.

Na loja BJ Multimarcas, de Santo André, as vendas também reduziram 50%. Para o empresário Ricardo Iwata, o problema é o mesmo. “Há um mês conseguíamos financiar até 100% de um automóvel, atualmente é preciso dar entrada e quanto mais velho o carro, maior a porcentagem”, explica. As financiadoras exigem até 40% de entrado do valor de acordo com o ano do carro.

Iwata lembra que os custos mensais continuam, e se a situação continuar ele terá de tomar outras providências. “Abrimos duas lojas no Shopping União ABC no mês passado e com a crise estamos tendo custos. Vou apostar mais um tempo, se a situação não melhorar terei que fechá-las”, afirma.

O vendedor Anderson do Nascimento lembra que muitas vezes há aprovação, porém com o valor inferior ao pedido. “Com isso, perdemos vendas porque o cliente não tem como cobrir o resto”, comenta. E observa: “Semana passada perdi quatro vendas por causa de falta de aprovação”.

Fonte: Diário do Grande ABC