Vendas de veículos 0km batem recorde histórico

Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
Melhor mês da história da indústria automobilística nacional em desempenho de vendas, outubro encerrou com o emplacamento de 244.457 veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus), 39,5% a mais do que em outubro de 2006. Na comparação com setembro, as vendas superam em mais de 40 mil carros.
Segundo o presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), Sergio Reze, tal diferença equivale ao que a Argentina comercializa em um mês. “Chegamos a um novo patamar”, ressaltou Reze.
No acumulado do ano, os 1,982 milhão de emplacamentos já ultrapassaram as vendas de todo o ano de 1997, o último marco da indústria, com 1.943.458 unidades. O incremento é de 28,7% sobre o intervalo de janeiro a outubro de 2006.
“Há sempre um agregado mensal de novos consumidores. Isso é um fato importante do ponto de vista da manutenção do crescimento”, observou o presidente da federação.
O que movimentou o mercado em outubro, assim como em todo o ano, foram a queda dos juros, a disponibilidade de crédito para financiamentos e a confiança do consumidor na economia nacional. “Isso é fruto da economia estável, que não é mérito de três anos para cá, vem do Plano Real, desde 1994”, avaliou Reze.
Expectativas – Para o balanço final de 2007, Reze conta com igual ritmo nos dois últimos meses, ou seja, acredita que as vendas ultrapassarão 2,4 milhões d eunidades. “Mesmo com o Natal, o crescimento vai se manter.”
Com essa base, o especialista estima que 2008 encerrará com crescimento entre 8% e 10%. “As montadoras vão atingir a plenitude da capacidade instalada.”
Reze calcula que a curva de expansão só começará a mudar por volta de junho. “Não se sustenta um patamar de crescimento de 28% todo ano.”
Crise – Reze não acredita que os financiamentos acima de 60 meses irão gerar uma crise no setor, principalmente por foça do aumento da inadimplência.

Fonte: Diário do Grande ABC