Vendas de veículos na Índia crescem 71,9% em novembro


da Associated Press

As vendas de veículos na Índia em novembro cresceram 71,9% na comparação com o mesmo mês de 2008, chegando a 207.500 unidades. O crescimento reflete o mau desempenho do mercado automobilístico no país no fim do ano passado e o crescimento dos gastos do consumidor. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Siam (Sociedade de Fabricantes de Automóveis da Índia, na sigla em inglês).

As vendas de carros de passeio cresceram 60,8%, para 133.687 unidades, enquanto as vendas de veículos comerciais quase dobraram, para 40.847 unidades, segundo a associação. As vendas de veículos utilitários cresceram 94,5%, para 32.966 unidades.

Em novembro do ano passado a indústria automobilística da Índia sofreu um forte abalo, devido à crise global. Em fevereiro deste ano, no entanto, as vendas de veículos ganharam impulso com as medidas de estímulo adotadas pelo governo.

“A base baixa de comparação resultou em um crescimento expressivo na comparação anual para as principais montadoras”, disse o analista Sanjay Doshi, da Macquarie Securities, em um comunicado. “Mais importante, a demanda continua forte no segmento de carros de passeio (…) e a de veículos comerciais parece estar ganhando força.”

As vendas da Hyunday no mercado doméstico indiano cresceram 92,8%, para 28.162 unidades; as exportações da montadora, no entanto, caíram 4,6%, para 27.103 unidades.

Já as vendas da Maruti Suzuki –líder de mercado no país– cresceram 61,6%, para a marca de 76.106 unidades no mercado doméstico. As exportações, por sua vez, cresceram 128,6%, para 11.448 unidades, refletindo a alta nas vendas do modelo A-Star na Europa.

As vendas da Tata Motors no mercado indiano cresceram 64%, para 50.114 veículos, enquanto as exportações cresceram 87%, para 3.994 unidades.

Fonte: Folha Online