Vendas de veículos sobem 30,54%; Gol, Palio e Mille lideram

Da redação

O ano de 2007, o melhor da história da indústria automotiva do Brasil, fechou com a marca de 2.358.709 automóveis de passeio e comerciais leves (categoria que inclui as picapes, veículos como o Ford EcoSport e os SUVs) vendidos em todo o território nacional. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Somando-se a esse número os 119.377 caminhões e ônibus emplacados no período, chega-se ao total de 2.478.086 veículos automotores vendidos em 2007. As motocicletas entregues a compradores foram 1.706.806. Incluídas na conta, elevam o total para 4.184.892 unidades.

Em 2006, foram emplacados 1.819.726 carros de passeio e comerciais leves; o total de veículos naquele ano foi de 3.205.696 unidades. Ou seja, 2007 viu um aumento de 29,6% nas vendas da primeira categoria, e de 30,54% no total do setor.

O Volkswagen Gol foi o carro mais vendido do ano passado, com 243.164 exemplares — o que não chega a ser novidade, já que o compacto da marca alemã está consolidado como líder de mercado. Fiat Palio (221.750 carros) e Fiat Mille (128.524) vieram em segundo e terceiro lugares. O quarto ficou com o VW Fox/CrossFox (126.311), seguido pelo Chevrolet Celta (126.252). Em 2006, subiram ao pódio Gol, Palio e Celta, nesta ordem.

Os chamados carros de entrada (Gol, Celta, Palio, Mille, Peugeot 206, Renault Clio e Ford Ka) e os hatches compactos (Fox, Ford Fiesta, Chevrolet Corsa, Citroën C3 e VW Polo) respondem por 55,79% das vendas no país.

Eis os dez carros mais vendidos de 2007:

1º) Volkswagen Gol – 243.164 unidades
2º) Fiat Palio – 221.750
3º) Fiat Mille – 128.524
4º) VW Fox/CrossFox – 126.311
5º) Chevrolet Celta – 126.252
6º) Chevrlet Corsa sedan (inclui Classic) – 116.023
7º) Fiat Siena – 88.734
8º) Ford Fiesta hatch – 68.021
9º) Fiat Strada – 61.328
10º) Chevrolet Prisma – 54.609

A Fenabrave divulga rankings separados de emplacamentos de automóveis e utilitários/comerciais leves — categoria da qual faz parte a picape Strada. Como boa parte desses últimos é adquirida para uso urbano e de passeio, o UOL Carros unifica as duas listas e divulga os dez mais vendidos no geral.

Veja o relatório completo da Fenabrave (link amarelo acima=PDF)

Outros vencedores
Entre os grandes vitoriosos do ano de 2007, mas que não aparecem entre os dez mais vendidos, estão o Fiat Punto, que com cerca de seis meses nas lojas atingiu o terceiro lugar entre os hatches médios (perdeu para o Chevrolet Astra e o Ford Focus), chegando às 13.823 unidades emplacadas; o Honda Civic, que vendeu 47.435 exemplares e desbancou o Toyota Corolla do topo do segmento de sedãs médios; e o Hyundai Tucson, que abocanhou o terceiro lugar entre os SUVs, com 12.344 emplacamentos — um sucesso que deve trazer sua produção para o Brasil.

A Fiat encerrou 2007 como a maior montadora do Brasil, detendo 25,94% do mercado. Em segundo ficou a Volkswagen, com 22,97%, quase empatada com a General Motors, que obteve 21,29%. Fechando o grupo das quatro grandes está a Ford, com 10,55% das vendas.
Fonte: UOL Carros