Vendas globais da Renault crescem 15% em fevereiro

Empresa deseja vender 800 mil veículos por ano para a Rússia, que pode se tornar o seu principal mercado

Fabiana Holtz – Agencia Estado

GENEBRA – O executivo-chefe da Renault, Carlos Ghosn, anunciou nesta terça-feira, 4, que as vendas globais de veículos da montadora francesa cresceram 15% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, diante de um mercado cada vez mais difícil. Durante conversa com jornalistas no Motor Show, em Genebra, Ghosn disse estar confiante de que a companhia vai atingir seu objetivo de registrar uma expansão de 10% nas vendas, em volume, em todo o ano de 2008.

“Sabemos que o mercado vai ser difícil e que a competição é acirrada”, afirmou. “Sempre haverá dúvidas sobre essa meta enquanto ela não tiver sido alcançada”, reconheceu o executivo. “No entanto, podem haver surpresas negativas”, disse Ghosn. O segmento de médio e grande porte no mercado de carros na Europa está recuando mais rápido do que a empresa esperava. Os mercados de veículos da Espanha e do Reino Unido têm decepcionado neste ano até agora, revelou o executivo. Do lado positivo, os mercados do Brasil e da Rússia estão crescendo mais de 20% ao ano, comparado com a meta de 10% que a Renault previa.

Perguntado se a recente compra de uma participação minoritária na montadora russa AvtoVAZ significa que um eventual projeto industrial da Renault na China foi adiado, Ghosn não respondeu de forma direta, mas disse: “Claramente, a Rússia se tornará o maior mercado para a Renault,” com um potencial de vendas de 800 mil veículos por ano. No ano passado, a Renault vendeu 656.523 veículos na França, seu principal mercado até o momento. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado