No ano passado, o embate entre as duas montadoras foi vencido, por pouco, pela GM, quando a fabricante norte-americana comercializou 3.100 carros a mais que a Toyota. Neste ano, a Toyota está vencendo a briga com vantagem de 260 mil unidades. A queda da General Motors, porém, não parece dar sinais de vida nos países emergentes. De acordo com a empresa, os resultados na América Larina, África e Oriente Médio foram positivos, crescendo 17,7%, enquanto na Ásia as vendas tiveram alta de 14,6%. Até o final do ano, a GM espera vender cerca de 72,8 milhões de unidades. Se isso acontecer, a fabricante crescerá 2,5% em relação ao ano passado.
Segundo agências internacionais, a grande aposta da GM para recuperar o fôlego está no grupo conhecido como BRIC, formado por Brasil, Rússia, Índia e China. A briga vai ser boa, já que estes mercados também estão no alvo da Toyota. Um exemplo é o compacto que está sendo desenvolvido no Japão e será produzido no Brasil, na nova fábrica da empresa em Sorocaba (SP), exatamente para atingir os países do BRIC.
Fonte: Carsale (25/07/2008)