Vindos da China

Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC

Abandonados desde o fim da importação da Towner pela Asia Motors, os vendedores de cachorros-quentes e churros e os pequenos transportadores de cargas têm novamente motivos para comemorar. A chinesa Effa Motors traz para o Brasil três configurações – van, furgão e picape – do novo utilitário leve denominado ULC (Urban Light Commercial).

A convite da montadora, o Diário realizou pelas ruas de São Paulo uma rápida avaliação na versão van do modelo, que traz, como principal atrativo, o competitivo preço de R$ 27.980.

Antes que o leitor pergunte, a impressão deixada pelo pequenino foi satisfatória, já que se mostrou capaz de cumprir o que promete.

Logo no primeiro contato visual com o veículo, a sensação foi de estar diante de uma Towner. Até mesmo seu design – estilo ‘pão de forma´ – é o mesmo. Destaque negativo apenas para o desnecessário quebra-mato.

Internamente, o acabamento é espartano – existem folgas nas junções das peças e rebarbas nas partes plásticas. Os equipamentos de série também não sugerem requinte – ar-condicionado, direção hidráulica, freios tipo ABS e air bags não são oferecidos nem como opcionais.

Ponto positivo para o espaço interno do veículo, que oferece 3,71 metros de comprimento. É possível se acomodar tranqüilamente tanto nos bancos dianteiros como nos das segunda e terceira fileiras. Pessoas com até 1,80 metro de altura não enfrentam problemas para acomodar as pernas. Sua altura de 1,79 metro (superior à da Towner) facilita o acesso dos passageiros.

Desempenho – Com a proposta de transportar até sete passageiros, a van da Effa Motors não é um primor de desempenho. Seu motor de apenas 970 cm³ de cilindrada, baseado no antigo Suzuki, gera modestíssimos 47 cv de potência a 5.000 rpm, torque de 7,4 mkfg a 3.500 rpm e alcança a velocidade máxima de 100 km/h. Números que comprovam sua aptidão para o meio urbano e não para viagens de longas distâncias.

Então, a questão que surge é: “ele tem força para transportar sete pessoas?” A resposta é sim. Claro que em uma subida íngreme, o modelo vai ter um pouco de dificuldades, mas não vai deixar os ocupantes na mão.

Mercado – Ainda modesta, a Effa Motors espera comercializar aproximadamente 3.000 unidades dos ULC no espaço de um ano. O mix, no entanto, ainda não está bem definido, mas a projeção é de que seja de 50% de picapes, 30% de vans e 20% de furgões.

Com apenas oito pontos-de-vendas (todos na Grande São Paulo), a marca chinesa tem planos de, no início de 2009, iniciar a construção de uma fábrica em Manaus (AM), com um investimento de US$ 50 milhões e com a missão de produzir apenas utilitários. Atualmente, existe uma planta sendo erguida no Uruguai.

Fonte: Diário do Grande ABC