Volks fatura R$ 21 bi e puxa vendas mundiais da marca

da Folha Online

O presidente do Grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, anunciou na Alemanha que a empresa registrou vendas de 6,2 milhões de unidades em todo o mundo e um faturamento de 108,9 bilhões de euros em 2007, 3,8% maior que no ano anterior, com lucro operacional de 6,2 bilhões de euros. “Para o Grupo Volkswagen, 2007 foi, de longe, o ano de maior sucesso da companhia”, disse Winterkorn.

Os resultados da unidade brasileira, terceira maior do grupo (depois da China e da Alemanha), ajudaram a impulsionar as vendas mundiais. Com a produção recorde de 796.961 unidades e 537.975 vendidas no Brasil, a montadora apresentou um crescimento de 31,3% sobre 2006, superando o mercado, e faturamento líquido de R$ 21,2 bilhões.

Apoiadas no mercado interno, devido principalmente ao aumento de crédito ao consumidor, as vendas internas colocaram a Volkswagen em segundo no ranking, com participação de 23%. Em 2008, a montadora deve lançar novos modelos.

“No ano passado, considerado o melhor da indústria nacional desde 1997, iniciamos nosso plano de investimento no país, de R$ 3,2 bilhões até 2011”, afirmou o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

Em 2007, a capacidade diária das unidades de São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos cresceu com a contratação de cerca de 2.500 novos empregados, por prazo determinado de um ano, para a complementação dos turnos. Em 2008, a jornada semanal já foi ampliada em pelo menos 20% em todas as unidades. Por conta da superação dos volumes de produção em 2007, foi acordado com os sindicatos o pagamento de um valor adicional de R$ 700,00 dentro do Programa de Participação nos Resultados, em todas as unidades.

Para este ano, a empresa anunciou um investimento de R$ 123 milhões para o aumento da capacidade produtiva na fábrica de motores em São Carlos (SP), elevando a produção de 1.800 motores por dia para 2.700 por dia até setembro. A empresa implementou terceiro turno nas unidades de Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR) e, por último, na fábrica Anchieta, em São Bernardo (SP) com novas contratações.

Apesar da redução, as exportações da montadora somaram 182.187 unidades no ano. O modelo mais exportado foi o Fox (83.624), enviado principalmente para a Europa e países da América Latina. Na seqüência veio o Gol (73.763 unidades), enviado, entre outros, para o México e a Argentina.

A montadora também fechou 2007 com o Gol na liderança de vendas no mercado brasileiro pelo 21º ano. O modelo superou 240 mil unidades produzidas, com participação de 12,3% nas vendas totais de carros de passeio no Brasil.

Fonte: Folha Online