Volks lança novo Gol neste domingo


Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC

O suspense acabou. A Volkswagen vai lançar oficialmente a quinta geração do Gol neste domingo, em uma festa para 10 mil convidados dentro da fábrica Anchieta, em São Bernardo. O veículo estará disponível para o consumidor a partir de segunda-feira. A reportagem do Diário apurou que há modelos para pronta entrega em todas as concessionárias da rede no Grande ABC.

Segundo o presidente da montadora, Thomas Schmall, foram faturadas 5.000 unidades para 600 concessionárias em todo o Brasil. A entrega para a rede autorizada começou a ser feita há uma semana e meia e o transporte envolveu 500 carretas.

Batizado de Gol NF (Nova Família), o desenvolvimento do veículo custou R$ 1,2 bilhão para a empresa, incluindo os gastos com a preparação de linhas de montagens específicas nas unidades de São Bernardo e de Taubaté.

“A produção será dividida meio a meio entre as duas fábricas e até o fim do ano vamos lançar o modelo sedã”, afirmou Schmall, sem dar mais detalhes.

Como ocorreu com a primeira geração do veículo, que resultou em uma família formada por modelos como Saveiro, Voyage e Parati, o Gol NF vai dar origem a um novo grupo de automóveis batizados com os mesmos nomes das versões anteriores.

O CARRO – Quinto carro da marca mais vendido no mundo – perde apenas para Golf, Passat, Jetta e Polo – e líder de vendas no Brasil há 21 anos, o novo Gol é diferente da geração número quatro, a atual – e mais sofisticado.

Ficou menor por fora sem redução do espaço interno. E a montadora investiu em um acabamento superior ao atual. O painel de instrumentos – velocímetro, hodômetro, conta-giros etc – é maior e a principal novidade está na iluminação: as lâmpadas foram substituídas por leds, que são mais eficientes.

Segundo o vice-presidente de vendas e marketing, Flávio Padovan, até o fim do ano a versão nova e a atual vão caminhar juntas. Depois restará apenas a versão antiga no modelo duas portas e a nova com quatro.

A partir do ano que vem, o modelo antigo será comercializado somente na versão duas portas e a montadora prevê que vai concorrer com o Uno. O NF sairá da fábrica apenas com quatro portas.

O novo veículo estará disponível na motorização 1.0 e 1.6, em sete cores diferentes: dois tons de cinza, dois de vermelho, preto, branco e prata.

Fonte: Diário do Grande ABC