Volkswagen confirma negociação com Ford apenas nos comerciais leves

    Volkswagen confirma negociação com Ford apenas nos comerciais leves

    A Volkswagen confirmou um acordo estratégico com a Ford, sendo o mesmo revelado pelo CEO da VW, Herbert Diess. Porém, afastando rumores de uma possível fusão entre as duas montadoras, o executivo alemão disse que as duas empresas atuarão no desenvolvimento de produtos em conjunto e no compartilhamento de plataformas.

    Pelo acordo, a Volkswagen acabaria aliviando a pressão financeira sobre os demais projetos da montadora, direcionando a maior parte dos recursos para eletrificação. A ambição da companhia é dispor de 44 bilhões de euros para ter a capacidade de produzir até 50 milhões de carros elétricos. O objetivo é liderar o mercado mundial.

    O acordo VW-Ford já não era segredo e mesmo alguns executivos da montadora haviam comentado sobre o assunto. Porém, os rumores sobre uma possível fusão mudou a posição da empresa, antes oficialmente relutante em confirmar a nova parceria. Sem detalhes, o negócio deverá envolver multivans, furgões e picapes.

    Volkswagen confirma negociação com Ford apenas nos comerciais leves

    No primeiro caso, o modelo Caddy da VW deve ser baseado na Ford Tournier. O mesmo deve acontecer entre VW Transporter/Crafter e Ford Transit Connect/Transit. Também se espera por uma nova Amarok baseada no chassi da Ranger, ambas feitas na Argentina. Comenta-se que a picape da VW será vendida nos EUA com esse desenvolvimento.

    Ainda não se sabe até onde irá o acordo em termos gerais, pois as duas montadoras possuem tecnologias distintas em algumas áreas. O motor, por exemplo, é um ponto importante dessa parceria. Ainda assim, por sua parte, a Ford estaria interessada em ampliar o negócio para automação de carros elétricos (área que a empresa está bem adiantada) e carros elétricos.

    Entretanto, o mercado não está tão confiante de que a Ford consiga utilizar a tecnologia da VW em seus carros elétricos. Para Jim Hackett, CEO da Ford, uma parceria estratégia é uma “dança delicada”. Na empresa americana, se fala até em consolidação da operação na América Latina, indicando que o acordo poderia ir muito mais longe do que se espera.

    © Noticias Automotivas. A notícia Volkswagen confirma negociação com Ford apenas nos comerciais leves é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.