Volkswagen e-Delivery atrasa e chega ao mercado no início de 2021

Volkswagen e-Delivery atrasa e chega ao mercado no início de 2021

Fonte / Notícias Automotivas

Era para ser o primeiro caminhão elétrico nacional (parece que agora será a FNM…), mas devido à pandemia de coronavírus, sua chegada ao mercado brasileiro só ocorrerá no primeiro trimestre de 2021.

O Volkswagen e-Delivery teve seu cronograma de lançamento atrasado no Brasil, mas chegará de fato aos transportadores nacionais. Desenvolvido pela divisão de caminhões e ônibus da montadora alemã, o veículo elétrico é uma aposta ousada da marca.

Roberto Cortes, presidente da VWCO, disse ao site Auto Data: “A pandemia provocou um certo atraso no planejamento, de dois a três meses, mas o lançamento do e-Delivery está programado para acontecer em algum momento no primeiro semestre do ano que vem”.

Volkswagen e-Delivery atrasa e chega ao mercado no início de 2021

Com a Ambev como cliente-lançador do produto, o e-Delivery será fabricado em Resende-RJ, de onde atenderá à gigante do setor de bebidas com um pedido de 1,6 mil unidades.

Para sua produção, a VWCO adicionou R$ 110 milhões em investimentos na planta fluminense para lidar com um veículo elétrico, cujas baterias de lítio que permitem autonomia de 200 km no ciclo urbano.

Seu motor elétrico de 109 cavalos e 50,1 kgfm é produzido pela catarinense WEG e tem transmissão automática da Allison. Já as células de energia foram desenvolvidas em parceria com a Eletra, também de Santa Catarina.

Com recarga longa (100%) feita em 3 horas, assim como uma carga rápida de 15 minutos confere 30% do alcance. O caminhão elétrico e-Delivery vem ainda com freios regenerativos para ampliar a autonomia.

Volkswagen e-Delivery atrasa e chega ao mercado no início de 2021

Rampas de 25° e aclives de 30° são vencidos pelo caminhão elétrico da VW, que tem capacidade de carga padrão de seu segmento entre 9 e 11 toneladas de PBT.

Considerado um VUC (Veículo Urbano de Carga), o Volkswagen e-Delivery dispõe de vários componentes comuns aos caminhões diesel, tais como suspensão, direção, rodas, pneus, cabine, entre outros.

O veículo tem ar condicionado e compressor de ar elétricos. Com baterias localizadas nos lados do chassi de longarinas, protegidas por uma carenagem aerodinâmica.