Volkswagen e T-Cross lideram vendas em julho, o mês dos SUVs

Até dia 29 fabricante superou a GM tanto em marca como modelo mais vendido.

JOEL LEITE, AUTOINFORME (COM PEDRO KUTNEY, AB)

Faltando computar apenas os dois últimos dias do mês, a Volkswagen conquistou uma dupla vitória sobre a GM: superou a rival tornando-se a marca mais vendida entre 1º e 29 de julho e seu utilitário esportivo T-Cross assumiu a liderança de vendas de veículos leves no País, passando o Chevrolet Onix, líder inconteste há cinco anos e ainda na frente do ranking no acumulado de 2020, de acordo com dados consolidados pela Autoinforme.

Sucesso desde que foi lançado, em abril do ano passado, as vendas do T-Cross vêm crescendo desde então, chegando a 9.316 unidades emplacadas de 1 a 29 de julho, contra 8.587 do Onix no mesmo intervalo do mês. Segundo a própria Volkswagen, o grande salto do SUV é explicado em grande medida pelas vendas diretas no canal PcD, pessoas com deficiência, que podem comprar carros até R$ 70 mil com isenção de impostos.

O T-Cross configurado especificamente para PcD começou a ser vendido apenas este ano e os pedidos ficaram acumulados após a metade de março, quando a pandemia de coronavírus obrigou a fabricante a interromper a produção, o que acabou causando um represamento de faturamento do carro, que só pôde começar a ser feito a partir do fim de maio, quando a fábrica de São José dos Pinhais (PR) voltou a operar e as concessionárias foram reabertas.

Com esse excepcional desempenho, o T-Cross representou cerca de um terço das vendas da Volkswagen entre 1 e 29 de julho e assim colocou a marca também na liderança, com 27.888 carros emplacados no período e 19,4% de participação, mais de dois pontos porcentuais à frente da GM, que ficou em segundo com 24.951 unidades e 17,3%.

O MÊS DOS SUVs

 

Com as vendas cada vez mais concentradas na camada de alta renda da população, julho foi o mês dos SUVs. Além da liderança do T-Cross, outros três modelos estão entre os dez mais vendido entre os dias 1º e 29. O Chevrolet Tracker ficou em quinto lugar, com 5.384 unidades; o Jeep Renegade obteve a oitava colocação, com 4.218 emplacamentos; e seu irmão maior Compass figura em nono, com 4.212.

Confira nas tabelas abaixo as 30 marcas e os 30 modelos mais vendidos de 1 a 29 de julho