Volkswagen Fox usado tem bom custo-benefício e é idêntico ao zero

Fonte/ Quatro Rodas

Preço Volkswagen Fox usado: A partir de R$ 31.000 (2015)

Ninguém discute que o carro Fox é um dos modelos mais longevos da VW: o compacto foi apresentado em 2003 e seguirá em produção pelo menos até o fim de 2021. A terceira reestilização do modelo foi lançada em 2015 e ainda hoje é uma das mais procuradas entre os usados.

 

A versão de maior sucesso é a Comfortline, que já traz computador de bordo, faróis de neblina, vidros dianteiros e traseiros elétricos e sistema de som com CD, MP3 e entradas auxiliares. É quase sempre impulsionada pelo motor EA111 1.6 e 101/104 cv, bem mais esperto que o EA111 de 1 litro e 72/76 cv.

Atenção: o ar-condicionado não era de série. A lista de opcionais também agrega câmbio automatizado, rodas de liga leve, volante multifuncional, sensores crepuscular e de chuva, piloto automático, teto solar e retrovisor interno eletrocrômico, mas a desejada central multimídia App Connect só veio no modelo 2016.

Se a grana estiver curta, vá direto na versão Trendline: pechinche um bom desconto ao se deparar com unidades sem comodidades como acionamento elétrico dos vidros e travas das portas.

Muita atenção nos motores: o motor EA111 1.6 continua sendo o mais indicado, mas o EA211 de 1 litro, três-cilindros e 75/82 cv (único disponível na versão Bluemotion) anda mais e gasta menos que o antigo EA111 de 1 litro, quatro-cilindros e 72/76 cv. Este motor de três cilindros é uma das maiores virtudes da versão aventureira Track.

Versões do VW Fox

A sobrevida do VW Fox no mercado se deve em parte à versão Connect, que surgiu em 2018 com faróis de neblina, retrovisores com acionamento elétrico, volante multifuncional, piloto automático, sensores de estacionamento traseiros, computador de bordo I-System, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, rodas de liga leve e central compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Menos popular é a Extreme, também apresentada no modelo 2018 para consolar os entusiastas do Crossfox. O visual aventureiro é composto pelo para-choque frontal com faróis de neblina e longo alcance, apliques plásticos sem pintura nas caixas de roda e nas portas, e rack no teto. Traz itens exclusivos como volante multifuncional revestido de couro e câmera de ré.

Tanto a Connect quanto a Xtreme são impulsionadas pelo motor EA111 de 1,6 litro e 101/104 cv. Quem prioriza desempenho deve partir direto para a versão de topo Highline, com motor EA211 1.6 16V de 120/110 cv. Esta chegou a ter controle de tração e uma versão exclusiva do câmbio I-Motion com seis marchas, mas todas as versões com câmbio manual têm cinco marchas.

A Highline serviu de base para a esportiva Pepper, que vinha com teto preto, para-choques exclusivos, grade frontal em forma de colmeia, rodas aro 15 e detalhes vermelhos no interior.

Defeitos do Volkswagen Fox

  • Suspensão dianteira: as bieletas da barra estabilizadora são as primeiras a anunciar o cansaço do sistema, mas são baratas e de fácil substituição.
  • Coxins: ressonância e vibração na cabine com o motor em marcha lenta e dificuldade no engate das marchas são sintomas de rompimento ou desgaste nos coxins do motor e do câmbio. O problema é de fácil correção e o reparo fica em torno dos R$ 1.000.
  • Motor 1.6 16V: o motor EA211 de 1,6 litro e 16 válvulas é notório pelo elevado consumo de óleo lubrificante. O problema é geralmente causado por falhas nos retentores de válvulas, mas também pode estar relacionado à perda de elasticidade dos anéis raspadores de óleo nos pistões.
  • Câmbio I-Motion: trancos e/ou retenções das marchas são indícios de problemas. O diagnóstico requer um especialista: vai de simples reprogramação no módulo a soluções mais complexas como nível do fluido hidráulico e outras avarias.
  • Recalls: são apenas três e envolvem falha na fixação do volante multifuncional (modelo 2015), inoperância do alternador (modelos 2016 e 2017) e unidades pré-série que foram produzidas sem registro de liberação devido ao uso de componentes ainda não homologados (entre 2015 e 2018). 

A voz do dono

Nome: Gabriela Zanin de Castro Vasconcellos
Idade: 46 anos
Profissão: diretora escolar
Cidade: Piracicaba (SP)

  • O que eu adoro: “compacto por fora, espaçoso por dentro, ágil e com ótimo nível de equipamento. O assento em posição elevada ajuda muito a visibilidade. É silencioso na estrada, em velocidade de cruzeiro.”
  • O que eu odeio: “pelo preço cobrado deveria oferecer câmbio automático de verdade e não um automatizado. Também já é notório sua desvalorização, pois todos sabem que é um modelo que está prestes a deixar de ser produzido.”

Preço médio dos usados do VW Fox

Preços das peças

Preço médio das peças do Fox (tabela KBB)

Nós dissemos

Setembro de 2014: “de frente, a linha 2015 do hatch tem a mesma apresentação do Golf. (…) o Highline, topo de linha, único a oferecer o novo motor EA211 1.6 16V de 120/110 cv. Outra novidade exclusiva do Highline é o câmbio manual de seis marchas – as demais versões, Trendline, BlueMotion e Comfortline, seguem com a caixa de cinco.”

Ficha Técnica – VW Fox 1.0 MPI 3 cilindros

  • Motor: flex, dianteiro, transversal, 3 cil., 12V, 999 cm3, 82/75 cv a 6.250 rpm, 10,4/9,7 mkgf a 3.000 rpm
  • Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
  • Suspensão: McPherson (diant.) / eixo de torção (tras.)
  • Freios: discos ventilados (diant.) / tambor (tras.)
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: 195/55 R15
  • Dimensões: comprimento, 386,8 cm; largura, 190,4 cm; altura, 158,2 cm; entre-eixos, 246,7 cm; peso, 1.068 kg; tanque, 50 l; porta-malas, 270 l

Principais itens de série do Volkswagen Fox:

  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • Computador de bordo
  • Ar-condicionado
  • Chave “canivete” com controle remoto
  • Direção com ajuste de altura e profundidade
  • Retrovisores elétricos, com função Tilt down no lado do passageiro
  • Sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD-card e auxiliar
  • Travamento elétrico das portas e porta-malas (com controle remoto)
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos
  • Volante multifuncional

 

 

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