Volkswagen Nivus é o grande campeão do Melhor Compra 2020

O mundo anda um tanto polarizado. Esquerda ou direita? Bolacha ou biscoito? Feijão por cima ou por baixo do arroz? SUV ou sedã? Bem, para esta última questão podemos dizer que a resposta deixou de ser exata.

Estreante, o Volkswagen Nivus tem uma abordagem diferente para roubar clientes – e prêmios – de outros segmentos. Não é o maior, tampouco tem o melhor espaço interno. Mas combina design atraente e que foge do convencional, porta-malas de 415 litros – maior que o de muitos SUVs compactos e não muito menor que o dos sedãs –, motorização moderna e pacote de equipamentos imbatível na faixa de preços onde atua.

A questão dos equipamentos fica ainda mais evidente no Nivus Highline, campeão do Melhor Compra 2020. Nele, todos os faróis (inclusive os neblinas) são de led, há partida sem chave, quadro de instrumentos digital, central multimídia de 10 polegadas, ar-condicionado automático, bancos de vinil, rodas aro 17 e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Na parte da segurança, seis airbags são equipamentos de série, assim como a frenagem autônoma de emergência e o piloto automático adaptativo, que funciona a partir dos 20 km/h. É o único carro abaixo dos R$ 100.000 com tudo isso – ele custa R$ 98.290 e não tem opcionais.

A vida após a compra não é ruim: revisões até 60.000 km somam meros R$ 2.050. É a mais baixa de todo o Melhor Compra (empatado com o T-Cross, campeão em 2019), mas porque a VW paga as três primeiras. Mesmo com faróis e lanternas de led, a cesta de peças (R$ 4.812) é mais barata que a do Chevrolet Onix, que venceu em três categorias.

No dia a dia, o motor 1.0 turbo com injeção direta de 128 cv e 20,4 kgfm garante bom desempenho (11,2 s no 0 a 100 km/h) e bons consumos (11,5 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada). Caro no geral, mas bem equipado, além de atraente, o Nivus é o Grande Vencedor deste ano. E tem seus méritos.

Como ler este Melhor Compra 2020

Preço: o valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador.

Desvalorização: calculada pela agência KBB Brasil, a taxa indica quanto um modelo zero-quilômetro perde valor em até 12 meses de uso.

Seguro: as cotações são feitas pela TEx, fornecedora do Teleport, software de gestão e multicálculo para corretoras que contempla as maiores seguradoras do Brasil. O perfil QUATRO RODAS é de um homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo. Os valores são para bônus zero e com franquia integral.

Rede: número de autorizadas da marca informado pela fábrica.

Equipamentos: principais itens de série, indicados pelas siglas AR (ar-condicionado), DIR (direção hidráulica, elétrica ou eletro-hidráulica), VID (vidros elétricos), EST (sistema de auxílio de estacionamento, como sensores ou câmera de ré), AUT (câmbio automático ou automatizado), ESP (controle de estabilidade) e MUL (multimídia). Os itens airbag e ABS são de série, obrigatórios por lei.

Peças: cesta com os itens mais utilizados na manutenção do veículo e os mais comumente atingidos em pequenas colisões. Preços fornecidos pela Suiv (Sistema Unificado de Informações Veiculares).

Revisões: valor das inspeções previstas no plano de manutenção pelo fabricante ou importador até os 60.000 km.

Ficha técnica: informações da versão, divulgadas pelo fabricante ou importador.

Quem é quem: os especialistas que colaboraram no melhor compra

Tex/teleport: empresa de soluções online para o mercado segurador. Fornece as cotações de seguro no Melhor Compra e nos testes de QUATRO RODAS.

KBB Brasil: criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book utiliza como base de cálculo os valores praticados regionalmente em nosso mercado. Parceira da QUATRO RODAS no Prêmio Melhor Valor de Revenda.

SUIV (Sistema Unificado de Informações Veiculares): é uma empresa de consultoria automotiva, segurança viária e sistemas automotivos (www.suiv.com.br).