Volkswagen passa a liderar os emplacamentos de caminhões

Marca alemã passa a tradicional rival, Mercedes-Benz, tanto no acumulado do ano (30,15% contra 30,10%) quanto no mês de outubro (28,5% versus 28,4%)

Texto: Carlos Eduardo Biagini

A briga pela liderança do mercado total de caminhões no varejo continua acirrada entre duas marcas alemãs, a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Mercedes-Benz. A primeira conseguiu ultrapassar a rival tanto no acumulado do ano quanto no mês de outubro. Já no mercado de ônibus, a situação é inversa, como acontece há anos. Os números de emplacamentos de veículos comerciais são da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus emplacou no acumulado do ano, ou seja de janeiro a outubro, uma participação de 30,15% no mercado de caminhões. Já a Mercedes-Benz fechou o balanço com 30,10%. Praticamente um empate técnico.

Quem aparece na terceira posição é a Ford com uma participação de 16,8%. Seguida por Iveco (8%), Volvo (7,7%) e Scania (5,9%).

No mês de outubro, a Volkswagen está no topo do ranking da Fenabrave com uma participação de 28,5%. A vice-liderança fica por conta da Mercedes-Benz, que conquistou 28,4% dos emplacamentos. A terceira continua sendo a Ford (17,7%), seguida por Volvo (8,5%), Iveco (8,3%) e Scania (7,1%).

MB sobre nos ônibus

Se no mercado de caminhões a briga para saber quem será o líder de vendas no final do ano se decide em detalhes, o mercado conhece uma campeã há anos. A Mercedes-Benz não vai perder a liderança por mais um ano. A marca da estrela já possui no acumulado do ano, uma participação de 47,2%. A Volks aparece em segundo (28,5%), a Marcopolo vem em terceiro (14,2%).

Se levado em conta apenas o balanço de outubro, a MB tem 52,1%, a VW (23,2%) e a Marcopolo (14,8%).

Fonte: Webmotors (14/11/2008)