Volkswagen pretende usar baterias para concorrer no setor elétrico

Volkswagen pretende usar baterias para concorrer no setor elétrico

Fonte / Foro Coches Eléctricos /Autoblog e Noticias Automotivas.

A Volkswagen quer entrar no setor de fornecimento de energia elétrica com as baterias de seus carros elétricos. De acordo com a montadora, o armazenamento e gerenciamento permitirá estabilizar a rede elétrica em momentos de alta demanda ou baixa produção solar ou eólica.

Michael Jost, responsável pela área de carros elétricos da VW, diz que o excedente de energia carregada nos carros elétricos do grupo, poderá ser devolvida ao sistema quando não em uso, através dos pontos de recarga, permitindo manter um fluxo constante e equilibrado de energia na rede de distribuição.

Jost disse: “Até 2025, teremos 350 gigawatts-hora de armazenamento de energia à nossa disposição através de nossa frota de carros elétricos. Entre 2025 e 2030, isso aumentará para 1 terawatt-hora de armazenamento”. Ele completou: “É mais energia do que é atualmente gerado por todas as usinas hidrelétricas do mundo. Podemos garantir que a energia será usada e armazenada, e essa será uma nova área de negócios”.

Volkswagen pretende usar baterias para concorrer no setor elétrico

A ideia é que também os clientes participem dessa ação, convertendo-os de consumidores para “prosumidores”, quando passam a fornecer um produto em vez de consumi-lo e, nesse caso, é a energia que acumulam ou obtêm através de regeneração. Aqueles que ainda possuem painéis solares terão mais vantagens.

Essa capacidade de fornecer energia também está sendo trabalhada por outras marcas, como a Nissan. A tecnologia se baseia no V2G, que permite ao veículo estar ligado à rede, recebendo e devolvendo energia. Para a VW, a esperança é que essa forma de negócio atraía os clientes para os carros elétricos.

Falando neles, a marca alemã indicou que o problema no ID.3 teria sido resolvido, apesar da montadora nunca confirmar os rumores sobre um defeito no software de gerenciamento eletrônico. A empresa disse que pretende entregar os 30.000 exemplares da versão 1ST Edition, que tem bateria de 58 kWh e autonomia de 420 km, quase ao mesmo tempo na Europa.