Volkswagen supera expectativas no 3o tri, mas ações não sobem

AMSTERDÃ (Reuters) – O lucro operacional da Volkswagen no terceiro trimestre subiu mais de 50 por cento graças à retomada dos ganhos em sua principal divisão, depois que a quarta maior montadora do mundo cortou milhares de empregos no ano passado.

Mas a ação da companhia não avançou por causa de um recente rali ocorrido no papel. A recente alta foi provocada por rumores de que a Porsche pode em breve elevar sua participação de 31 por cento do capital votante para uma maioria, depois que uma lei alemã, que protegia a Volkswagen de aquisição, foi revista pela corte mais alta da Europa esta semana.

Superando as expectativas do mercado, a Volkswagen informou que seu lucro operacional subiu para 1,46 bilhão de euros (2,09 bilhões de dólares), valor acima dos 1,31 bilhão de euros esperados pela média das previsões obtidas pela Reuters junto a 17 analistas.

A companhia reafirmou que vai alcançar meta de lucro de pelo menos 5,1 bilhões de euros, antes de impostos, em 2007, um ano antes que a previsão inicial. A montadora ainda acrescentou que seu resultado operacional crescerá “substancialmente” em relação aos 4,38 bilhões de euros obtidos no ano passado antes de itens extraordinários.

“Nossa estrutura de custo otimizado junto com vendas unitárias melhores vai fortalecer nossa competitividade e poder de lucro no longo prazo”, informou a companhia em comunicado.

O lucro operacional da principal operação da companhia, a marca VW, mais que dobrou nos primeiros nove meses do ano graças a uma reestruturação bem-sucedida e vendas melhores.

Fonte: Reuters