Volkswagen T-Cross será fabricado no Paraná em 2018; como fica o Fox?

Lembra dessa carinha no Salão de SP? Com o mesmo nome, o T-Cross Breeze pode indicar como será o T-Cross real

Imagem: Newspress

Alta Roda Fernando Calmon
Colaboração para o UOL, em Buenos Aires Argentina

Salão de Buenos Aires trouxe bons ares e ótimos planos à Volkswagen… só falta definir linha de carros

Realizado nos anos ímpares, o Salão do Automóvel de Buenos Aires alterna-se nos anos pares com o de São Paulo. Naturalmente é bem menor em área de exposição e nas edições anteriores tinha em geral poucas novidades. A mostra que estará aberta até o próximo dia 20 dessa vez surpreendeu. Até modelos previstos para estrear primeiro aqui e depois lá foram exibidos no centro de exposições La Rural.
As boas surpresas em Buenos Aires incluem modelos que serão importados com baixo volume: Toyota CH-R híbrido, um SUV compacto de linhas bastante audaciosas, Honda Civic Type-R com enorme asa traseira e, possivelmente, o DS7 Crossback quando a PSA concluir a reformatação de sua marca de topo no Mercosul. A Audi, discretamente, apresentou o Q2, um SUV compacto sobre a base modular MQB dos novos A1 e Polo, o que pode dar asas à imaginação.
Oficial é a informação sobre outro SUV compacto inédito: o Volkswagen T-Cross não está no salão argentino, mas será fabricado em São José dos Pinhais, em 2018. Dessa forma, o Paraná será uma planta só de MQB VW Golf; Audi A3 Sedan e Q3 e, no futuro, T-Cross. Faz sentido industrial e econômico.
Mas lá também se produz o Fox: será que continuará?
Também confirmado pelo presidente da empresa, David Powels, durante o Salão de Buenos Aires, é que o Gol volta a ser o modelo de entrada da Volkswagen. O up! fica colocado logo acima, apesar de se enquadrar como subcompacto, a exemplo do Mobi e Kwid.

Mais SUV
Outro deles foi o Chevrolet Equinox, sucessor do Captiva a ser importado do México, com lançamento previsto no Brasil para novembro próximo. A GM pretende, de início, oferecer o SUV apenas com motor a gasolina, 2 litros turbo/262 cv e tração 4×4. O preço não foi revelado, mas vai girar em torno de R$ 150.000 por estar isento de imposto de importação. Pouco maior que o Jeep Compass, é possível que versões mais baratas cheguem depois.
Novo Ford EcoSport também não esteve em novembro passado no Salão de São Paulo, mas deu as caras sem disfarces na capital portenha. A versão era a de topo Titanium, com motor de 2 litros e interior totalmente renovado inclusive com tela multimídia do tipo tablete de 8 polegadas. Será lançado aqui no próximo mês e estreia o motor de 1,5 litro, 3 cilindros e 137 cv etanol.
A Renault mostrou o novo subcompacto de suspensão elevada Kwid, agora de portas abertas em São Paulo estavam fechadas e surpreendeu anunciando os preços antes mesmo do lançamento aqui em julho: R$ 29.990, R$ 34.990 e R$ 39.990. À exceção do Chery QQ, será o modelo mais barato em produção no Brasil e trará de série airbags frontais e laterais, ampliando a estratégia quando do lançamento do Clio em 1999: primeiro compacto com airbags de série.
Outro mexicano em exposição, o Tiguan Allspace de sete lugares chegará no começo de 2018 e reforça a aposta da marca alemã em SUVs. Aproveitou e exibiu o Atlas, um SUV peso-pesado fabricado nos EUA, com intuito de testar sua aceitação nos dois maiores mercados na América do Sul.

Terreno fértil para picapes
A Argentina atravessa um período de rápido crescimento de vendas. Deve atingir 800.000 unidades este ano e um incentivo específico para picapes levou a Toyota Hilux a liderar o mercado pela primeira vez na história. Por isso, não se estranham tantas versões especiais de picapes como a própria Hilux Iron, Chevrolet S10 Trailboss, Nissan Frontier Attack e Fiat Toro Black Jack. VW Amarok com motor V6 Diesel já está à venda lá, a mais potente dessa classe.
Até a Mercedes-Benz Classe X foi exibida com menos disfarces, porém o lançamento só ocorrerá em 2019. Sua produção no país vizinho aproveitará a sinergia com os modelos “plebeus” Nissan Frontier e Renault Alaskan PSA também responderá com modelo similar de mesmo porte, mas ainda não confirmou pormenores.

Fonte: UOL Carros