Volkswagen tem nova denúncia de emissão irregular no motor 1.2 TDI

    Volkswagen tem nova denúncia de emissão irregular no motor 1.2 TDI

    A KBA, que é o órgão federal alemão, responsável pelos transportes terrestres no país, abriu uma nova investigação sobre emissão de poluentes irregular em carros da Volkswagen. Dessa vez, as suspeitas recaem sobre o propulsor 1.2 TDI. O inquérito visa descobrir uma possível fraude no software de gestão do motor, que estaria poluindo mais do que o permitido por lei.

    Aparentemente, um software atualizado teria mascarado emissões maiores neste pequeno motor, de acordo com o jornal alemão Bild am Sonntag. A KBA estaria preparando acusações contra alguns gerentes executivos da Volkswagen. A montadora de Wolfsburg havia dito em 2016, que o motor diesel 1.2 TDI estava livre de software malicioso, não enganando os dispositivos de verificação em testes.

    Após a revelação do Dieselgate nos EUA, uma ampla investigação acabou por descobrir que nada menos que 11 milhões de carros diesel da Volkswagen estavam com emissão acima dos limites estabelecidos. O mega recall para atualização da maioria dos veículos foi realizada nos motores EA189 1.6 TDI e 2.0 TDI, além do EA897 3.0 TDI V6.

    Porém, a Volkswagen tem ainda o popular 1.2 TDI na Europa, que equipou diversos carros compactos do grupo alemão, tendo três cilindros, 12 válvulas e sistema de injeção Common Rail, evidentemente com turbocompressor e intercooler. O propulsor entregava 75 cavalos e 18,3 kgfm, sendo oferecido principalmente no Polo da quinta geração.

    O pequenino diesel EA189 teria 30 mil unidades irregulares circulando pela Alemanha, mas em toda a Europa, em torno de 370 mil carros poderão passar por um recall para atualização do software. A própria Volkswagen teria verificado o problema através de seu setor de qualidade e estaria investigando internamente.

    A montadora estaria trabalhando com a KBA para identificar as unidades irregulares e prover uma atualização para o 1.2 TDI, cujas vendas sempre foram centradas no mercado europeu. A Volkswagen foi condenada a pagar mais de US$ 25 bilhões por causa da fraude apenas nos EUA, mas o custo geral com o Dieselgate é muito maior.

    [Fonte: Bild am Sonntag via Bloomberg]

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