Volta rápida: HB20 1.0 Turbo pode “agilizar” liderança do modelo

 Por: Daniel MessederO que era impensável há poucos anos se tornou realidade neste primeiro trimestre de 2016: uma marca nova invadiu o grupo das “quatro grandes” montadoras do Brasil. A responsável por tal feito foi a Hyundai com sua exitosa família HB20, que começou a ser fabricada em Piracicaba SP em 2012. Com 9,9% de participação de mercado, a marca coreana deixou a Ford para trás, enquanto o HB20 já ameaça a liderança geral do Chevrolet Onix – nesta primeira quinzena de abril ele está à frente do rival no número de emplacamentos.Pois a Hyundai segue sem tirar o pé do acelerador: a aposta agora é o HB20 1.0 turbo, opção intermediária da gama que chega às lojas no dia 26 de abril equipando tanto o hatch quanto o sedã. Disponível nas versões Comfort Plus e Comfort Style, o propulsor turbinado adiciona R$ 3.700 no preço em relação às versões 1.0 aspiradas. E traz 105 cv de potência e 15 kgfm de torque 25 cv e 4,8 kgfm de torque extras na comparação com o 1.0 “normal”, além do câmbio manual de seis marchas, antes exclusivo das versões 1.6.O que é?Conforme adiantado por CARPLACE, o HB20 1.0 turbo não vem para matar o 1.6 aspirado como chegaram a afirmar alguns órgãos de imprensa, mas sim para fazer a ponte entre os motores já existentes. “Havia uma lacuna de 48 cv entre nosso 1.0 e 1.6”, conta o gerente de produto da HMB, Rodolfo Stopa. “Só que, em vez de lançar um 1.4, optamos pelo 1.0 turbinado por ser mais eficiente”, explica o executivo. Assim, o HB20 turbo terá como principais rivais o Onix 1.4 e o Ka 1.5, mas também incluirá na briga Gol 1.6, Palio 1.4, Etios 1.3…
Fonte: UOL Carros / Carplace