Volvo anuncia fábrica na China e quer vender 200 mil por ano


José Antonio Leme

A Volvo anunciou em Beijing, China, a construção de uma nova fábrica na cidade de Chengdu e a pesquisa para construir uma segunda planta na provincia de Daqing. De acordo com a marca, a pendência é por conta de uma aprovação que depende do governo chinês.

Inicialmente a fábrica de Chengdu terá capacidade de produzir 100 mil unidaades por ano com a inauguração da fábrica planejada para 2013 e segundo Stefan Jacoby, presidente e CEO da Volvo, isso não afetará as operações e os empregos na Europa. Até 2015 a marca pretende atingir 200 mil carros vendidos por ano na China. Como comparação, em 2010, as vendas mundiais da montadora sueca foram de 373.525 carros, sendo que apenas 30 mil foram vendidos na potência oriental.

Jacoby também anunciou que Xangai, servirá como sede da empresa e do Centro de Design e Desenvolvimento, enquanto a pesquisa e desenvolvimento de carros híbridos e elétricos continuará instalada na Europa. “O Centro de Tecnologia da Volvo Cars China desenvolverá uma linha completa de produtos com nível internacional”, declarou Freeman Shen, Diretor da operação da marca na China.

Fonte: Car Magazine