Volvo apresenta seu primeiro motor 3 cilindros

A Volvo apresentou neste começo de semana uma novidade interessante no campo dos propulsores. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, será lançado o primeiro motor de 3 cilindros da história da montadora. O novo motor será de 1.5 litro e estará presente no novo SUV XC40.

Volvo apresenta seu primeiro motor 3 cilindros

Neste primeiro momento o motor poderá ser encontrado em conjunto com transmissão manual de 6 velocidades no carro. Mas a montadora já confirmou que para o ano de 2019 o motor poderá ser encontrado com uma transmissão automática de 8 velocidades, sendo que este conjunto será vendido como opcional.

Além desta nova opção com um motor de 3 cilindros, a montadora afirmou também que vai lançar versões híbridas e uma puramente elétrica do XC40 no futuro breve, mas ainda sem data confirmada para que isso aconteça.

Modelo no Brasil

Volvo apresenta seu primeiro motor 3 cilindros

A Volvo já confirmou que o SUV XC40 será vendida no mercado brasileiro, com previsão de chegada nas concessionárias entre os meses de março ou de abril. Mas não se sabe se a versão com motor 3 cilindros será vendida por aqui. O carro chega com uma série de novas tecnologias que deve colocar o modelo em pé de igualdade com alguns concorrentes que já estão se estabelecendo no mercado, como BMW X1, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA.

Quando o carro começar a ser vendido por aqui, o XC40 poderá ser encontrado na sua versão de entrada com o motor T4, 2.0 de 190 cavalos e tração dianteira. Seu pacote de equipamentos ainda não foi definido, e sua chegada será depois das outras. As demais configurações serão equipadas com o motor 2.0 de 256 cv. É o mesmo propulsor do irmão maior, XC60. A tração é integral.

Já a versão mais cara do carro terá o sistema de condução semi-autônoma já presente no XC60 e no XC90. Fora isso, desde a opção intermediária há quadro de instrumentos digital, 5 modos de direção, frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e controle de cruzeiro adaptativo.