Volvo lança sistema que freia carro para evitar atropelamentos


Atropelamentos são responsáveis pela metade das mortes em acidentes de trânsito no Brasil. Uma nova tecnologia, que está sendo apresentada pela Volvo na versão 2011 de seu sedã S60, caso aplicada universalmente de forma generalizada em todos os veículos, poderá reduzir consideravelmente este problema dentro de alguns anos.
O sistema tem um longo nome: “Pedestrian Detection with Full Auto Brake” – em português, “detecção de pedestres com frenagem totalmente automática” e utiliza radar e câmeras para frear o carro caso se aproxime perigosamente de pessoas.

O sistema é semelhante ao que evita colisões usado no XC60, mas tem algumas particularidades. Pedestres são bem menores que automóveis e, por isso, além do radar montado na grade, o S60 tem uma câmera instalada no parabrisa. Ao detectar um obstáculo à frente, a imagem obtida pela câmera é analisada e, se sua silhueta for, de alguma forma, semelhante à de uma pessoa, o motorista será alertado.

Carro freia sozinho – Caso o condutor não reaja prontamente, o sistema irá reduzir a velocidade do carro, chegando a imobilizá-lo caso a aproximação denote algum risco para o pedestre.

O sistema funciona para velocidades urbanas, já que seu raio de detecção é limitado e, apesar de muito rápido, necessita de algum tempo para processar e analisar as imagens.

JM

Fonte: Auto Estrada