Volvo lança V60, versão perua do novo S60


por ALBERTO POLO JÚNIOR

A Volvo revela o novo V60, inédita versão perua do recém-lançado S60. O modelo será apresentado ao público durante o Salão de Paris (França), em setembro, e já começa a ser vendido no mês seguinte. Chega para brigar em um segmento que tem Audi A4 Avant, BMW Série 3 Touring e Mercedes-Benz Classe C Estate.

A V60 tem dianteira de S60 e traseira de XC60

A dianteira segue os traços do S60, com faróis duplos e grade em evidência. As laterais possuem ombros largos que se unem em um forte vinco na tampa do porta-malas. A traseira, com lanternas que sobem pelas colunas, é bem parecida com a do crossover XC60.

O interior também é comum ao sedã. O já tradicional console central vazado da montadora sueca está lá, bem como os bancos traseiros com assentos que se elevam, especialmente desenvolvidos para crianças. Rebatidos, formam uma superfície plana no porta-malas, que leva 430 litros na configuração normal.

O banco traseiro é dividido na proporção 40/20/40

Entre os equipamentos, o Safety City, sistema capaz de identificar objetos, animais ou pessoas e frear automaticamente o carro em baixas velocidades. Também há o Dynamic Chassis, que oferece uma suspensão mais firme, além do Four-C, que permite ao motorista escolher o modo de operação dos conjuntos de suspensão, direção e câmbio.

A gama de motores inclui seis opções, inicialmente. Os movidos a gasolina são o 1.6 GTDi (150 ou 180 cavalos), 2.0 GTDi (203 cv) e 3.0 T6 (305 cv). Já os turbodiesel incluem um 2.4 D5 (205 cv) e um 2.0 D3 (163 cv). A tração integral é de série no 3.0 a gasolina e opcional no 2.4 D5. Nos demais é dianteira. O câmbio tem seis marchas e pode ser manual ou automático.

Fonte: Interpress Motor