Volvo S60: beleza escandinava


Mesmo mantendo as “linhas escandinavas”, o novo S60 é o mais esportivo e mais dinâmico de todos os Volvos. Seu interior é amplo e confortável para cinco passageiros.

Antônio Fraga – 10/3/2011 – 18h43

Nos últimos anos, a Volvo passa por um processo contínuo de atualização da sua linha, modernizando produtos, incrementando-os com tecnologia embarcada de ponta, para conquistar clientes mais jovens e adeptos de marcas como Mercedes-Benz e BMW. E tem conseguido isso, na Europa e Estados Unidos.

Ela trouxe para o País o S60, com essa filosofia adotada lá fora. O modelo médio de luxo reúne esportividade, sistemas de segurança e um design agradável e simpático, pronto para mexer fisicamente e emocionalmente com as pessoas.

Modernidade – Mesmo mantendo as “linhas escandinavas”, o novo S60 é o mais esportivo e mais dinâmico de todos os Volvos. Seu interior é amplo e confortável para cinco passageiros. A forma esculpida do banco traseiro – repartido em 40/60 -, por exemplo, proporciona suporte lateral à pessoa que estiver no centro. Os designers obtiveram inspiração das pistas de corrida durante sua busca por inegável esportividade no novo carro.

Seu ar-condicionado tem o sistema ECC (Electronic Climate Control), que oferece controle automático de temperatura e ventilação. Ele vem com IAQS (Interior Air Quality System), que evita que odores desagradáveis entrem na cabine.

Na parte superior do console, uma tela concentra informações de áudio, sistema de navegação e conexão Bluetooth Handsfree para telefone móvel com função áudio streaming. Ela fica instalada no alto para o motorista manter a atenção na direção.

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Motorizações – Os primeiros modelos para o mercado nacional são as versões top de linha: a T6, com motor de 3 litros, o propulsor produz 304 cv de potência e 44,9 kgfm de torque. Com nova tecnologia de turbo com injeção direta e comando variável de válvulas oferece uma combinação, segundo a fabricante, de baixo consumo de combustível, emissões reduzidas e alto desempenho em ampla faixa de rotações.

O novo motor T6 é resultado do aprimoramento técnico do anterior 3 litros de 285 cv que equipava o XC60 2010. A melhora, gerada a partir da redução do atrito interno, resultou no ganho de 19 cv e na economia de 10% no consumo de combustível, que agora é de 10 km/l na média cidade/estrada.

A velocidade máxima é de 250 km/h e ele alcança 100 km/h em 6,5 segundos. Equipado com tração AWD, o S60 T6 conta com a segunda geração da transmissão automática Geartronic de seis velocidades, que apresenta trocas de marchas mais rápidas que a anterior.

Até ao final do primeiro semestre deste ano, a Volvo Cars trará também outras duas versões: a T5 2.0 turbo de quatro cilindros, com 240 cv de potência e a T4 1.6 turbo de 180 cv.

Sopa de letras – O novo Volvo é cheio de tecnologia embarcada como o ASC (Advanced Stability Control – Controle Avançado de Estabilidade), que torna possível identificar qualquer tendência de derrapagem. Isso significa que o DSTC (Dynamic Stability and Traction Control – Controle Dinâmico de Estabilidade e Tração) pode ser acionado antes e com mais precisão, facilitando manobras mais rápidas e bruscas.

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Corner Traction Control é também uma novidade que utiliza a transferência de torque para que o carro possa fazer curvas de forma ainda mais suave. Quando faz uma curva, as rodas internas são freadas ao mesmo tempo em que maior força é transmitida para as externas. Isso permite realizar curvas mais fechadas com precisão, reduzindo a tendência de perder o controle.

O Adaptive Cruise Control (ACC), um Piloto Automático Adaptativo, faz o sedan manter, automaticamente, distância do veículo da frente, ajudando a evitar pequenas colisões em velocidades abaixo de 30km/h.

Detector de Pedestres – Com Frenagem Automática Completa, o Pedestrian Detection with Full Autobrake permite detectar a presença de pedestres nas ruas e evitar impactos até 35 km/h, mesmo que não haja qualquer reação
Fonte: Diário do Comércio