Voyage movimenta segmento

Relançado no ano passado, VW já é terceiro no ranking de sedãs compactos. Rivais reposicionam seus modelos

Rafaela Borges – O Estado de S.Paulo

O segmento de sedãs compactos está agitado. Enquanto o Chevrolet Prisma ganhou sua segunda versão de motor, 1.0, que se une à 1.4, a Fiat reduziu os preços da linha Siena e lançou uma versão mais simples do modelo. Essas estratégias são respostas ao que pode ser chamado de efeito Voyage. O carro da Volkswagen, que chegou ao mercado no fim do ano passado, vem causando uma reviravolta no segundo maior segmento em vendas do Brasil.

“A chegada de um competidor forte, derivado do líder de vendas (Gol) e que traz um nome que fez sucesso no passado, obriga as rivais a se mexer”, diz o consultor da Mega Dealer, José Caporal. E foram Prisma e Siena os que mais perderam com a chegada do Voyage.

Em relação aos dois primeiros meses de 2008, as vendas totais de automóveis e comerciais leves no acumulado deste ano caíram apenas 3,88%. Já as do Siena ficaram 35% menores (10.575 carros) e as do Prisma, 27% (6.386 unidades). Os dados foram divulgados pela Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias do País.

Além disso, o Chevrolet, que era o terceiro em vendas, caiu para a quinta posição. Foi ultrapassado, respectivamente, pelo Voyage e pelo Ford Fiesta Sedan. Já o Siena, que se mantém em segundo, vê o rival da VW se aproximando. No acumulado deste ano, o Voyage soma 8.793 exemplares, apenas 1.782 a menos que o modelo da Fiat.

“Mas é preciso considerar que esses números foram conquistados em um período de crise”, diz Caporal. Ele explica que as paralisações nas atividades de algumas montadoras podem ter comprometido seus estoques. “Há possibilidade de uma fábrica ter vendido mais por ter, naquele período, mais carros no pátio que a outra.”

PREÇOS

O Prisma com motor 1.0 tem tabela inicial de R$ 28.386, ante R$ 31.166 do 1.4. O Classic, atual líder de vendas no segmento (veja no quadro acima), é tabelado a R$ 24.963, mas nas autorizadas a diferença entre ele e o Prisma 1.0 é R$ 1.500, em média.

“O Classic deve perder clientes para o Prisma, que é mais moderno”, diz o consultor José Caporal.

O Prisma 1.0 tem preço semelhante aos R$ 28.990 do Voyage 1.0. O Siena Fire, com carroceria antiga, teve redução de R$ 2.627 e agora sai por R$ 26.290. No ELX 1.0, a queda foi de R$ 1 mil e a tabela passou a R$ 32.600.

Fonte: O Estado de São Paulo