VW adia em cinco meses o lançamento do up!

Motivo é o reposicionamento do motor da traseira para a dianteira do modelo

O CEO da Volkswagen internacional, Martin Winterkorn, confirmou ao boletim Automotive News Europe que o futuro compacto up! terá motor dianteiro. Isso representará um atraso de cinco meses no lançamento do veículo, agora remanejado para o início de 2011. No projeto inicial, o up! foi concebido com motor traseiro para liberar mais espaço dentro da cabine aos passageiros, porém os engenheiros decidiram rever a escolha por uma questão de redução de custos, já que mais componentes poderão ser compartilhados com outros veículos da linha.

“Um motor traseiro favoreceria as carrocerias hatchback e minivan, mas tornaria sua aplicação um pouco mais complicada no sedã. A refrigeração de um propulsor instalado na traseira do veículo também é algo problemático e que demanda mais atenção”, revelou uma fonte não identificada da Volkswagen ao informativo norte-americano. Essas derivações do up! englobam a chamada New Small Family (ou nova família pequena, em tradução livre) e serão aproveitadas também pela Skoda e Seat, subsidiárias da VW na República Tcheca e Espanha, respectivamente.

Um agravante nada bom para a Volkswagen em termos de mercado, é que devido a esse atraso seu modelo começará a ser vendido bem depois que seus principais concorrentes, dentre eles o Toyota IQ e o Fiat Topolino – ambos com propulsor montado na dianteira – já estiverem sendo comercializados na Europa, no caso do Fiat a partir do final de 2009.

Fonte: Terra Carro online (23/07/2008)