VW apresenta protótipo de táxi elétrico


Modelo é baseado no conceito up!; marca fará carros elétricos em 2013

Thiago Vinholes

Mirando a liderança mundial do mercado automobilístico até 2018, a Volkswagen, além de investir em segmentos atuais, também reverte capital para nichos que ainda estão por vir. O ramo dos carros elétricos é uma das apostas da marca para médio prazo. A produção de modelos definitivos começa em 2013, conforme revelado pela empresa. Um ensaio dessa nova safra é o Milano Táxi, veículo conceitual apresentado pela marca nesta segunda-feira (19) no Salão de Hannover, na Alemanha, como solução para o transporte público do futuro.

O carro da vez é mais um projeto baseado na linha up! conceitos desenvolvidos pela Volks mirando a sustentabilidade. O visual segue a mesma inspiração, com formas arredondas que privilegiam o espaço interno. Totalmente adaptado para o serviço de táxi, o Milano conta com uma interessante concepção para seu trabalho. Há somente uma porta corrediça do lado direito do carro, para acesso dos passageiros no banco traseiro. No lugar do assento do passageiro, na frente, um bagageiro especial ocupa o espaço.

A seleção de modo de condução é controlada pelo motorista por meio de comandos digitais, com uma alavanca giratória fazendo as vezes do câmbio. O painel central também exibe dados digitalizados, enquanto a tela na parte inferior do console possui sistema de navegação GPS e controle de ar-condicionado. Segundo a VW, o conjunto de baterias de íons de lítio vão distribuídas no assoalho do veículo para manter o centro de gravidade baixo. Tal técnica também ajuda a abrir espaço para os passageiros, que contam com controle individual de temperatura e aparato de entretenimento.

O nome Milano é inspirado nos táxis de Milão, na Itália. Nessa região, os modelos de transporte são identificados pelas mesmas cores escolhidas para o protótipo: verde e preto. Apesar da temática, a marca ainda não confirma se o carro será implementado em alguma cidade italiana ou outra localidade com a finalidade de acumular conhecimento. De acordo com a fabricante alemã, o modelo elétrico com carga total tem uma autonomia de até 300 km e alcança a velocidade máxima de 120 km/h.

Fonte: Terra Carro Online