VW aumentará salário em 3,2% na Alemanha

                                             Medida atinge 100 mil funcionários da empresa.

Clarissa Mangueira, Agência Estado

A Volkswagen, maior montadora da Europa, fechou um acordo com o poderoso sindicato IG Metall para aumentar em 3,2% o salário de cerca de 100 mil funcionários da empresa na Alemanha. Às 10h25 (de Brasília), as ações da montadora subiam 3,02% na Bolsa de Frankfurt.

“A companhia e o IG Metall encontraram uma solução justa que oferece um aumento muito decente do pagamento enquanto preserva a competitividade”, afirmou o diretor de pessoal da montadora, Horst Neumann, em comunicado.

Como parte do acordo, que está acima da média do setor, os trabalhadores da Volkswagen também receberão um pagamento único de 1% dos seus salários anuais, uma quantia avaliada em pelo menos € 500 para cada funcionário, afirmou a montadora. O contrato entrará em vigor no dia 1º de maio e expirará no final de maio de 2012.

O acordo ocorreu após a terceira rodada de negociações. No final de janeiro, a Volkswagen ofereceu aos trabalhadores de seis fábricas da Alemanha Ocidental um aumento de salário de 2,9% até 1º de junho, junto com um pagamento único de € 300. O sindicato IG Metall pediu um aumento de 6% como parte de um contrato de 12 meses. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Automotive Business