VW de Taubaté para até o dia 18 de abril

Montadora deu férias coletivas a 4,2 mil dos 5 mil funcionários da unidade

MÁRIO CURCIO, AB

A VW colocou em férias coletivas toda área a produção de Taubaté SP, onde fabrica o pequeno Up! e os modelos Gol e Voyage. A paralisação começou na segunda-feira, 30 de março, e vai até 18 de abril. Em comunicado, a montadora alega “adequação do volume de produção à demanda”. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, a unidade tem cerca de 5 mil funcionários e 4,2 mil entraram em recesso.

A maioria dos 800 empregados restantes da fábrica já estava afastada por um layoff e outros motivos diferentes, como férias ou doença, por exemplo. No início de fevereiro a montadora anunciou o fim do terceiro turno da unidade de Taubaté, alegando ao sindicato prejuízo anual de R$ 50 milhões, e reduziu a capacidade de 1,3 mil para 850 carros por dia.

Ainda de acordo com a entidade que representa os trabalhadores, a Volkswagen garantiu o retorno do layoff e manutenção do nível de emprego. No entanto, dos 970 trabalhadores do terceiro turno, sabe-se que há um excedente de 400 metalúrgicos.

Fonte: Automotive Business