VW divulga detalhes sobre novos motores

Carsale – A Volkswagen aproveitou o Simpósio de Motores de Viena, na Áustria, realizado no início deste mês, para apresentar dois novos motores que passarão a equipar as versões de entrada dos hatches Golf e do Polo na Europa. São eles, o bloco 1.2 l TSI, da gasolina, e o 1.6 l TDI, a diesel. De acordo com a VW, essas novas unidades oferecem níveis reduzidos de consumo de combustível e emissão de poluentes, mas entregam bons níveis de potência e torque.

Baseado no motor 1.4 l TSI, o bloco 1.2 TSI turbo traz partes de alumínio, que ajudam a reduzir o atrito entre as peças. Ele possui sistema de injeção direta de combustível e é capaz de entregar 104 cv de potência e torque de 17,8 kgfm, a 1.500 rpm. Com esta unidade, o Polo pode acelerar de 0 (zero) a 100 km/h em 9,7 segundos, além de alcançar 190 km/h de velocidade máxima. O fabricante alemão anuncia um consumo de 18,3 km/l para o modelo.

De acordo a VW, o novo motor 1.6 TDI servirá de plataforma para a futura gama de motores de quatro cilindros, movidos a diesel, a ser desenvolvida pela empresa. Ele equipará as versões de entrada do Polo e do Golf e as potências podem variar entre 75 cv e 104 cv. Segundo o chefe desenvolvimento de motores da VW, Jens Hadler, o potencial destes blocos está longe de se esgotar.

Fonte: Carsale