VW é a maior automotiva da América Latina


A Volkswagen do Brasil foi a companhia do setor automotivo mais bem colocada da lista das 500 maiores empresas da América Latina, publicada pela AméricaEconomia. O estudo completo está na edição de julho da revista, que chega às bancas nesta semana.

A montadora atingiu mais de US$ 12 bilhões em vendas em 2009, segundo o levantamento, e conquistou o 26º lugar no ranking geral. Esses resultados também garantiram à fabricante de automóveis o primeiro lugar entre as dez maiores empresas do setor automotivo.

Em segundo lugar na relação por segmento aparece a Fiat Automóveis, com lucro líquido superior a US$ 900 milhões no ano passado. Na lista das 500 maiores a empresa comandada por Cledorvino Belini ficou com a 29ª colocação.

Outras companhias estrangeiras com operações no Brasil que conquistaram posições de destaque são a General Motors, sexta no ranking automotivo e 52ª no geral; a Ford, nona na listagem por setor e 90ª no ranking das 500; e a Honda, a décima no segmento e a 151ª maior companhia latino-americana.

A lista das 500 maiores empresas da América Latina leva em consideração principalmente o montante de vendas líquidas em dólares. Variação de vendas, lucro líquido, ativo total, patrimônio líquido e total de exportações são outros indicativos presentes no estudo.

Fonte: Automotive Business