VW e ZF inovam na transmissão do Volksbus

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou ontem os ônibus Volksbus V-Tronic como nova solução para o transporte de passageiros, desenvolvida em parceria com a ZF Transmissões. Os veículos são equipados com câmbio de acionamento mecânico, mas sem alavanca de mudança de marchas e sem o pedal de embreagem. O sistema controla as mudanças de marcha de acordo com a condição de peso do veículo, inclinação do piso, posição do pedal do acelerador e acionamento da embreagem – tudo eletronicamente, maximizando a vida útil dos elementos internos da caixa de câmbio e da embreagem. Quando o freio de serviço é acionado, o sistema passa a reduzir as marchas, auxiliando no processo de frenagem e economizando as lonas de freio. O sistema ainda controla o uso abusivo da embreagem e sua durabilidade, educando o motorista na sua utilização, resultando em vida longa desse componente. Segundo o fabricante, para o motorista é como dirigir um ônibus automático; para o frotista as operações de manutenção são as mesmas de uma caixa de câmbio mecânica. “O consumo de combustível é próximo do modelo com câmbio manual, e o motorista dirige com segurança, sem tirar as mãos do volante” – afirma Ricardo Alouche, diretor de Vendas e Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “Como todo o trabalho de acionamento de marchas do ônibus é poupado, o motorista de um Volksbus V-Tronic necessita de um menor número de horas para seu treinamento. O meio ambiente também é beneficiado com a economia nos gastos com óleo diesel e peças de reposição.” – garante (20 de agosto).
Fonte: Automotive Business