VW Jetta é apresentado na China com nome de Bora

Foto: Divulgação
O modelo utiliza a mesma plataforma do Jetta, o sedã do Golf de última geração

Texto: Rodrigo Samy

(22-04-08) – Apesar de receber o mesmo nome do sedã menor comercializado no Brasil, o novo Bora chinês é o provável formato do novo Volkswagen Jetta. O automóvel produzido na China é fabricado por meio da FAW-Volkswagen, uma joint-venture entre a empresa chinesa FAW e a fabricante alemã.

O Bora chinês foi apresentado como uma evolução do Bora, o que ele realmente é. A diferença principal é que o Bora usa a plataforma do Golf de geração IV e o Jetta utiliza a do Golf de geração V, mas ambos são versões sedã do Golf. No Brasil, as duas gerações do carro coexistem. A Volkswagen comercializa o Bora com motor 2,0 litros e o Jetta com motor 2,5 litros.

A grande sacada desta apresentação no oriente é que de lá pode vir o futuro do Jetta no mundo. Se comparado ao modelo atual, o Bora chinês está com os vincos laterais mais ressaltados, com faróis invadindo a área do pára-choque e com o porta-malas mais baixo. A diferença da traseira fica clara nos números, 450 l contra os 538 l do atual.

As diferenças são sutis: 4,54 m (contra 4,55 m) de comprimento, 1,77 m (contra 1,78 m) de largura, 1,46 m de altura e entreeixos de 2,61 m (contra 2,58 m). O motor do Bora (Jetta) é o mesmo que equipa o modelo europeu e o mexicano. Trata-se de um 5-cilindros em linha de 2,5 litros que fornece 170 cv de potência máxima a 5.800 rpm e um torque de 24,4 kgm a 4.250 rpm.

A transmissão é a Tiptronic de seis velocidades e as versões de acabamento são a “Trendline” ou “Comfortline”. A versão de entrada tem ABS, airbags, ar-condicionado bizona e CD player. Já a Comfortline utiliza rodas de aro 15”, teto-solar, sensor de estacionamento e sistema de navegação de série.

Fonte: WebMotors (22/04/2008)