VW lança sistema de compartilhamento de carros na Alemanha


Golf BlueMotion foi escolhido para iniciar o sistema. O Beetle deve chegar logo

A Volkswagen está lançando um programa de uso compartilhado de carros na cidade de Hanover, na Alemanha. O lançamento colocará à disposição dos usuários uma frota inicial de 200 Golfs BlueMotion, versão de baixo consumo e emissões do modelo mais vendido da marca.
O programa leva o nome Quicar e é resultado de um acordo entre a cidade de Hanover e a fabricante. A idéia é oferecer sempre modelos de alta eficiência ambiental, disponibilidade abundante de carros e funcionalidade na operação do sistema.

Hanover, capital da região da Baixa Saxônia, tem 520 mil habitantes e, além de ser um pólo industrial, é sede de inúmeras feiras internacionais de grande porte, abriga muitas empresas de serviços e tem tradição centenária como cidade universitária.

O modelo escolhido para iniciar o projeto é o Golf BlueMotion, equipado com motor 1.6 TDI a diesel, que é capaz de rodar 26 quilômetros com um litro de combustível, o que gera emissão de 99 gramas de CO2 por quilômetro.

Os carros têm sistema start-stop, que desliga o motor nas paradas em semáforos ou congestionamentos e sistema de regeneração de energia nas frenagens, que ajuda a recarregar a bateria, diminuindo a solicitação do motor.

Mais modelos – Está prevista a adição de outros modelos à frota, entre eles o Caddy e o novo Beetle, que acaba de ser lançado.

Em sua primeira etapa, o programa Quicar terá cerca de 50 postos onde os usuários poderão apanhar ou deixar os carros, número que deve dobrar em não muito tempo. Um ponto chave para o sucesso do empreendimento será a alta disponibilidade.

Os usuários devem fazer um registro inicial e, a partir daí, poderão reservar um carro pela Internet, celular ou telefone. Para apanhar o veículo, basta aproximar um cartão ou até mesmo a carteira de habilitação com chip eletrônico de um leitor colocado no carro. O processo é completado pela entrada de uma senha pessoal na tela touchscreen do equipamento de rádio e navegação.

Todos os carros da frota contam com sistema de navegação e entretenimento e os usuários receberão um cartão de memória SD onde poderão guardar endereços e percursos, além de suas músicas prediletas.

JM
foto de divulgação

Fonte: Auto Estrada