VW lidera ranking de reparabilidade do Cesvi


Índice Car Group também premiou Renault, Nissan, GM e Fiat

Keila Cândido

VW Gol liderou o ranking do Cesvi na categoria hatch compacto
Seis montadoras foram premiadas pelo Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) por apresentarem as melhores classificações no índice Car Group, que compara veículos de uma mesma categoria quanto à reparabilidade e ao custo de conserto.

A Volkswagen teve o melhor índice na pesquisa. A empresa foi premiada nas categorias hatch compacto, com o novo Fox; picape compacta com a nova Saveiro; sedan compacto com o novo Polo Sedan e na categoria SW compacto, com SpaceFox. A Renault venceu em três segmentos: hatch compacto off-road, sedan médio e SW. Já o prêmio para a minivan e minivan compacta ficou com a Nissan. A GM ganhou no quesito picape média, a Fiat venceu na categoria hatch médio e a Ford na categoria Utilitário. Veja a lista completa abaixo.

Para chegar ao resultado, o Cesvi utilizou um sistema internacional que consiste em saber como o veículo se comporta em uma batida e como será o reparo aos danos causados durante o impacto. Para isso, foram realizados crash tests na velocidade de 15km/h (velocidade média das batidas em meio urbano) nos automóveis cedidos pelas montadoras. Depois disso, os carros partiram para oficina, onde foram feitas as análises das peças danificadas e também o conserto dos veículos.

As informações obtidas com esse procedimento geraram o resultado do índice de reparabilidade. A classificação segue uma escala de 10 a 60. Quanto menor o número na classificação, melhor a sua relação entre reparabilidade e o custo das peças envolvidas.

O índice Car Group é usado pelas seguradoras para calcular o preço do seguro para cada modelo e influencia na decisão de compra do consumidor.

Os premiados de acordo com cada categoria foram:

Hatch compacto – VW Novo Fox
Hatch compacto off-road – Renault Sandero Stepway
Hatch médio – Fiat Stilo
Minivan – Nissan Grand Livina
Minivan compacta – Nissan Livina
Picape compacta – VW Nova Saveiro
Picape média – Chevrolet S10 Cabine Simples
Sedan compacto – VW Novo Polo Sedan
Sedan médio – Renault Mégane
SW – Renault Mégane Grand Tour
SW compacto – VW SpaceFox
Utilitário – Ford Transit

Fonte: Auto Esporte