
Montadora planeja construir um carro de rali baseado no novo Scirocco
Thiago Vinholes
O Campeonato Mundial de Rally (WRC), poderá ganhar em breve uma nova equipe. Animada com a performance do novo Scirocco nas 24 Horas de Nürburgring, a Volkswagen, de acordo com a revista inglesa Motorsport News, planeja retornar ao certame após mais de 20 anos ausente da disputa.
A entrada da VW no WRC pode aumentar a disputa da categoria, hoje dominada basicamente por Citroën e Ford. Após a saída das equipes oficiais da Peugeot, Mitsubishi, Skoda, Seat e a queda brusca de rendimento da Subaru, o campeonato mundial de rali perdeu muito de seu brilho.
O fabricante alemão ainda não confirma a notícia, mas boatos sobre sua intenção em ingressar em competições de prestígio, tais como a Fórmula 1, Fórmula 3 e a DTM, aumentam as expectativas sobre o possível ingresso da marca no WRC.
Na década de 1980 a VW disputou o WRC com o Golf. O único trunfo da marca na categoria aconteceu no Rali da Costa do Marfim, em 1987, quando o sueco Kenneth Eriksson deixou para trás grandes favoritos, como Toyota, Nissan e Audi.
Atualmente, a VW participa oficialmente apenas no Campeonato Mundial de Rally Cross Country, onde corre com uma versão de corrida do Touareg. No último Rally dos Sertões, a marca dominou toda as etapas da competição, emplacando os dois primeiros lugares na classificação geral.
Fonte: Auto Esporte