VW produz 826 mil veículos em 2010

Novo Jetta
da Redação

A Volkswagen encerrou 2010 consolidando a posição de maior fabricante de veículos do Brasil, com produção de 826 mil automóveis e comerciais leves, o que representou um aumento de 7,2% em comparação com o ano anterior. A empresa atingiu a marca de 697.354 automóveis e comerciais leves vendidos, o maior resultado comercial obtido pela empresa no país.

O desempenho das vendas em 2010 representa um aumento de 1,9% em relação a 2009 (684.381) e corresponde a uma participação de 20,9% no total de emplacamentos. Em relação à produção, quando comparado a 2006, o volume alcançado no ano passado representa crescimento de 40%. Ou seja, nesse período, a companhia aumentou sua produção em cerca de 240 mil unidades.

“Com a renovação de nosso portfólio de produtos, consolidamos nossa posição no mercado brasileiro com veículos modernos, com design inovador e que foram aprovados por nossos consumidores”, afirma Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil. Em 2010 a marca registrou ainda crescimento de 65% das vendas de comerciais leves, que somaram 95.856 unidades. O aumento das vendas da picape Saveiro, que foi de cerca de 10% na participação de seu segmento, e a introdução da média Amarok foram decisivos para o resultado.

O novo Jetta é um dos 23 lançamentos da VW neste ano

As exportações da marca fecharam o ano com aumento de 27% em 2010, atingindo cerca de 156 mil veículos, com destaque para os modelos Gol, Fox e Voyage. Esse resultado consolidou a Volkswagen do Brasil como a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, fazendo com que a companhia atingisse a marca de 2,6 milhões de unidades vendidas ao exterior ao longo da história. Em 2010 as importações somaram 38 mil unidades emplacadas.

Pelo 24º ano consecutivo, o modelo Gol foi o mais vendido do país. Completamente renovado em 2008, o hatch teve vendas de 294 mil unidades. O veículo é comercializado nas versões G4 (com carroceria antiga) e G5 (nova). Para 2011 a marca anunciou 23 lançamentos. Entre eles, o novo Jetta, o novo Passat europeu, o novo Touareg e a picape Amarok cabine simples, além dos ambientalmente corretos Gol e Fox BlueMotion. A partir de 2014, a Volks pretende vender 1 milhão de carros por ano no Brasil.

Fonte: Interpress Motor