VW revela primeiro esboço de picape média na Argentina

                                                                                          Por Thiago Vinholes

A Volkswagen escolheu a feira agrícola Expoagro, no subúrbio de Buenos Aires, na Argentina, para revelar o primeiro esboço de sua picape média. O desenho do carro, mostrado em um grande banner no estande da marca no evento, não revela muito, mas reafirma que o modelo será fabricado em Pacheco e define bem o seu público – os comerciantes rurais .

Conhecida internamente pelo nome “Robust”, a picape média da VW se encontra atualmente na fase final de testes na Alemanha. Seu provável destino são países do terceiro mundo, apesar da possibilidade de comercialização na Europa. Os Estados Unidos estão fora dos planos para o veículo. O lançamento da picape na Argentina e no Brasil está previsto para o final de 2009, onde chega pra brigar diretamente contra Chevrolet S-10 e Ford Ranger.

Apesar de o desenho representar uma picape com cabine simples, é esperado também uma versão cabine dupla. Além disso, o modelo será oferecido em versões 4×2 e 4×4, e especula-se que seu visual lembre ligeiramente o do jipão Touareg, mas sem os níveis de acabamento e equipamentos requintados do topo de linha. O protótipo já foi apresentado à presidente da Argentina, Cristina Kirchner, em viagem à Alemanha.

Para abrigar a linha de montagem deste veículo, a VW já anunciou investimento de mais de 233 milhões de euros (cerca de R$ 530 milhões) em sua fábrica em Pacheco. A picape será o segundo carro que o fabricante produzirá na Argentina, onde já monta a perua SpaceFox.

O Brasil chegou a ser cogitado para a produção da picape, mas, devido à baixa escala de produção, a montadora acabou decidindo pela Argentina. A paridade mais vantajosa do peso em relação dólar também favoreceu a decisão. Além disso, concorrentes, como Toyota e Ford, também mantém a produção de picapes em território argentino.

Fonte: Auto Esporte