VW São Carlos completa 5 milhões de motores


A Volkswagen informa que sua fábrica de São Carlos, no interior paulista, acaba de alcançar o marco histórico de 5 milhões de motores produzidos desde o início da operação da unidade, em outubro de 1996. A unidade é a terceira maior fábrica de propulsores do Grupo Volkswagen, atrás de Salzgitter (Volkswagen), na Alemanha, e Györ (Audi), na Hungria.

Quase metade dos 5 milhões de motores foram produzidos nos últimos quatros anos. Em 1997, foram 262 mil. A previsão para 2010 é atingir 880 mil unidades, evolução que a empresa atribui ao crescimento do mercado e à expansão gradual da unidade de São Carlos.

A produção atende ao mercado doméstico e também à exportação. Hoje, para o mercado brasileiro, 100% dos motores recebem a tecnologia flex, que também é destinada ao SpaceFox, produzida na Argentina. Para o mercado externo são produzidos motores a gasolina, vendidos principalmente para Argentina e México.

A fábrica de São Carlos produz 3 mil motores por dia, em 42 modelos diferentes, de 1.0 a 2.0 litros, que equipam a maioria dos carros comercializados pela empresa. As linhas de montagem possuem 44 estações automáticas e nove robôs.

Fonte: Automotive Business