VW São José comemora 1 milhão de Fox


A Volkswagen do Brasil comemorou nesta quarta-feira, 30, na fábrica de São José dos Pinhais, PR, o marco de um milhão de unidades do Volkswagen Fox produzidas no País. No evento histórico o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, recebeu como visitante especial o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

Desde o lançamento do modelo, em 2003, 70% da produção do Fox foi destinada ao mercado interno e o restante para a exportação. Ele é o quinto modelo da Volkswagen do Brasil a ultrapassar a marca de um milhão de unidades fabricadas – os anteriores foram o Fusca, Brasília, Kombi e Gol.

A Volkswagen informa que o projeto do Fox é inteiramente nacional e segue o conceito de “design around the passengers” (desenvolvido em torno dos passageiros), que busca compatibilizar um amplo espaço interno com pequenas dimensões externas. Concebido para a família e até cinco ocupantes, o modelo introduziu no Brasil a categoria de automóveis “high roof”, que têm o teto elevado em relação aos carros compactos.

Além da versão inicial, com duas ou quatro portas, a família Fox conta com o off road CrossFox e a sport van SpaceFox, produzida na Argentina. No Brasil, a linha é equipada com os motores flex 1.6 e 1.0.

A segunda geração do Fox foi lançada no último trimestre do ano passado, com a introdução do Novo Fox, resultado de um amplo trabalho de design e engenharia. Os designers buscaram linhas mais harmônicas e horizontalizadas, adotando as diretrizes internacionais do novo DNA de design da Volkswagen.

A renovação continuou com o lançamento do Novo CrossFox, em novembro de 2009, trazendo alterações de estilo e mudanças como o novo suporte do estepe traseiro, que facilitou e diminuiu o esforço necessário para a abertura do porta-malas.

O Novo Fox conta, opcionalmente, com a transmissão automática ASG (Automated Sequential Gearbox), oferecendo maior conforto no para-e-anda dos grandes centros urbanos. Com cinco marchas, o câmbio automatizado permite trocas manuais ou automáticas, proporcionando o mesmo conforto e praticidade das transmissões automáticas tradicionais.

A renovação da família Fox se completou este mês com o lançamento do Novo SpaceFox, seguindo os mesmos parâmetros de inovação do Novo Fox e Novo CrossFox.

O Fox é exportado para vinte países na Europa, África e América Latina. No total, até o final do mês de maio deste ano, foram exportadas mais de 300 mil unidades. No exterior, o carro é oferecido com motorização 1.2, 1.4 e 1.6 a gasolina e também com motor diesel 1.4 TDI, opção bastante apreciada na Europa. Uma curiosidade relativa à exportação: no México, o Fox foi rebatizado como Lupo – o presidente do país, na época do lançamento, chamava-se Vicente Fox.

VW Paraná

A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais é considerada uma das mais eficientes do Grupo Volkswagen, com capacidade para produzir 870 carros/dia. Inaugurada em janeiro de 1999, com investimentos que já ultrapassaram € 1 bilhão, produz atualmente os modelos Golf, Fox e CrossFox.

A unidade apresenta layout inovador: as áreas de armação, pintura e montagem final convergem para o Centro de Comunicação, um prédio triangular no meio da fábrica, onde estão concentrados os escritórios administrativos, jardins de inverno, cafeteria, agência bancária e refeitórios. O objetivo é integrar todas as áreas, tornar mais rápido o fluxo de informações e favorecer a melhoria contínua da qualidade.

Além de utilizar tecnologias avançadas como solda a laser e pintura à base de água, a montadora inovou no sistema de logística ao instalar 16 fornecedores no terreno da fábrica, formando o Parque Industrial Curitiba (PIC). Responsável pela geração de 3,5 mil empregos diretos, a Volkswagen estima ter criado cerca de 10 mil postos de trabalho indiretos.

Foto, a partir da direita: Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil; Miguel Jorge, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Rodrigo da Costa Rocha Loures, pre
Fonte: Automotive Business